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'Energia Elétrica' lidera ranking de reclamações do Procon-MT no mês de julho

Assessoria

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Em julho deste ano, o Procon Estadual registrou 3.365 atendimentos. Por meio do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) foram 2.758 registros, enquanto que pela nova ferramenta de atendimento online – www.consumidor.gov.br – foram 607 reclamações em Mato Grosso.

No Sindec, o setor “Serviços Essenciais” segue em primeiro lugar em número de registros, com 1.309 reclamações. Liderando o setor está a categoria “Energia Elétrica”, com 573 atendimentos, seguido por “Água e Esgoto”, que teve 366 registros. A terceira posição ficou com “Telefonia Celular”, 244 reclamações.

Com 491 reclamações, o setor “Assuntos Financeiros” ocupa a segunda posição, registrando 128 procedimentos para a categoria “Banco comercial”, 121 para “Cartão de Crédito” e 72 para “Financeira”.

Já o setor “Produtos” está em terceiro lugar no ranking com 480 atendimentos, sendo 86 reclamações para a categoria “Telefone” (Convencional, Celular, Interfone, etc.), 43 para “Eletroeletrônico Importado” e 39 procedimentos para “Combustível Automotivo” (Gasolina, Álcool, Diesel, Gás).

A área de “Serviços Privados” registrou 348 atendimentos, ficando com quarta posição no ranking. Destes, foram 146 reclamações para a categoria “TV por Assinatura”, 31 para “Escola” (Pré, 1º, 2º Graus e Superior) e 28 para “Estabelecimento Comercial” (supermercado, loja, padaria, locadora, frutaria, etc).

O quinto lugar está com o setor “Alimentos”, que registrou 57 reclamações, sendo 10 para “Bolachas, Biscoitos e Petiscos”, nove para “Supermercados” (pães e outros produtos feitos na panificadora do supermercado, verduras, frutas, etc), e seis para “Bebidas alcoólicas”. O setor “Saúde” ocupa o sexto lugar com 39 reclamações. Na última posição está “Habitação”, com 34 registros.

Integram o banco de dados do Procon-MT os registros efetuados na sede do órgão e nos postos de atendimento do Ganha Tempo e da Assembleia Legislativa.

Atendimento online

Por meio da plataforma www.consumidor.gov.br o Procon registrou 607 reclamações em Mato Grosso. A área “Telecomunicações” lidera o ranking com 360 registros. Em segundo lugar estão os “Serviços Financeiros”, com 108 reclamações; em terceiro “Produtos de Telefonia e Informática”, com 83 registros; e na quarta posição o setor “Produtos Eletrodomésticos e Eletrônicos”, com 20 atendimentos.

O quinto lugar do ranking é ocupado pela categoria “Demais Produtos”, que recebeu 14 reclamações, seguido de “Transportes”, que apresentou seis registros e ocupa o sexto lugar. Na sétima posição estão as áreas “Demais Serviços” e “Água, Energia e Gás”, que ficaram empatadas, com cinco reclamações cada. A plataforma também registrou três reclamações para a área “Turismo/Viagens”. As áreas “Alimentos”, “Educação”, “Habitação”, “Saúde” e “Transportes” não tiveram nenhuma reclamação no mês de julho.

SERVIÇO - O Procon-MT atende em sua sede estadual na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (do CPA), nº 917, Edifício Eldorado Executive Center – Bairro Araés, de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h. Para registro de reclamações, audiências, consulta de processos e protocolo de documentos, o consumidor pode procurar a sede do Procon-MT, de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 17h30.

No Posto no Ganha Tempo, o atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 18h30, e aos sábados, das 07h30 às 12h. No Posto na Assembleia Legislativa, o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 151 ou 3613-8500.