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Procon MT registra 3.463 atendimentos em fevereiro de 2020

Cobrança abusiva ou indevida continua sendo o principal transtorno para o consumidor
Beatriz Passos | Procon-MT

- Foto por: Procon-MT
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No segundo mês do ano, o Procon Estadual realizou 3.463 atendimentos. O dado é uma somatória de registros do  Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), que teve 2.085 atendimentos presenciais, e da plataforma www.consumidor.gov.br, que registrou 1.378 atendimentos online.

Pelo Sindec, a área com maior número de reclamações segue sendo a de “Serviços Essenciais”, com 1.313 registros. Dentro deste número, o assunto “Energia Elétrica” foi o mais reclamado, com 752 casos. Seguido por  “Água e Esgoto”, com 297 registros; e “Telefonia Celular”, com 221 reclamações. 

O principal problema relatado pelos consumidores via Sindec é  a cobrança indevida/abusiva, com o total de 1.018 casos. 

Ocupando o segunda posição de reclamações está a área “Assuntos Financeiros”, com 433 atendimentos. O assunto mais reclamado foi “Cartão de crédito”, com 132 registros; seguido por “Financeiras”, com 122 casos, e “Banco Comercial”, com 93.

Já o terceiro lugar ficou com a área “Produtos”, com 175 registros,  sendo: 22 casos referentes a Telefone (Convencional, Celular, Interfone, Etc.); 10 para “Eletroeletrônico Importado”; e 09 para “Aquecedor / Ventilador / Ar Condicionado / Circulador de Ar”. 

Na quarta posição está “Serviços Privados” com 165 reclamações. O assunto Escola ( Pré, 1º, 2º Graus e Superior ) lidera o número de reclamações com 30 registros, seguida de 

“Estabelecimento comercial” (supermercado, loja, padaria, locadora, frutaria, etc.) com 19 casos, e “Agências e Operadoras de viagem” também com 19.

Saúde está no quinto lugar com 52 reclamações. Foram 22 registros para “Plano de saúde regulamentado”, 08 para “Convênio de Assistência médica/odontológica” e 07 para seguro saúde. 

Plataforma www.consumidor.gov.br

De acordo com os dados fornecidos pela plataforma virtual de reclamações, foram realizadas 1.378 contestações online. Com destaque para as áreas de “Serviços Financeiros” - 490 casos; “Telecomunicações” - 444; e “Produtos de Telefonia e informática” - 111 registros. Confira tabela:

MÊS

FEVEREIRO

PLATAFORMA

CONSUMIDOR.GOV

ÁREA

Nº DE RECLAMAÇÕES

Serviços Financeiros

490

Telecomunicações

444

Produtos de telefonia e informática

111

Água, energia e Gás

100

Demais Produtos

53

Produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos

34

Demais Serviços

55

Transporte

64

Saúde

19

Turismo/Viagens

6

Alimentos

1

Habitação

1

Educação

0

TOTAL

1.378