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Procon estadual registra mais de 3 mil reclamações em março

O dado é uma somatória dos registros do Sindec e da plataforma www.consumidor.gov.br
José Augusto Corrêa | Procon-MT

Atendimento presencial no Procon-MT - Foto por: Assessoria/Procon-MT
Atendimento presencial no Procon-MT
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O Procon-MT registrou em março 3.737 reclamações. O dado é uma somatória dos registros do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), que teve 1.823 atendimentos presenciais, e da plataforma consumidor.gov.br que registrou 1.914 atendimentos online.

Sindec

No Sindec, a área "Serviços Essenciais” segue na liderança do ranking com 1.119 registros. Dentro dessa área, o assunto mais reclamado pelos consumidores ainda é “Energia Elétrica”, que fechou com 667 registros, 83% dessas reclamações são de problemas “cobrança indevida/abusiva”, o mais reclamado de março.

Na sequência de assuntos mais demandados na área de “Serviços Essenciais”, aparece “Água/Esgoto”, com 223 registros, seguido de “Telefonia Celular”, com 153 reclamações. Nesses dois assuntos, a cobrança indevida também se mantém como problema mais questionado pelos consumidores.

O segundo lugar do ranking do Sindec é ocupado pela área "Assuntos Financeiros", que apresentou em maio 325 reclamações, sendo: 111 registros para o assunto “Banco comercial”, 76 para "Cartão de Crédito" e 69 para “Financeira”.

A área “Serviços Privados” ficou na terceira posição, com 175 registros. No assunto “Escola (Pré, 1º, 2º Graus e Superior)” foram registradas 43 reclamações; “Agências e Operadoras de viagens (pacotes turísticos)” teve 29 e “Estabelecimento comercial (supermercado, loja, padaria, locadora, frutaria, etc.)” 26 registros.

Na quarta posição está a área “Produtos”, com 133 registros. Para o assunto “Telefone (Convencional, Celular, Interfone, etc.)” foram 15 reclamações; “Produto de Uso Pessoal (Barbeador, Depilador, Secador, outros)” 11; e “Combustível Automotivo (Gasolina, Álcool, Diesel, Gás)”, oito.

A área “Saúde” ocupa o quinto lugar do ranking com 57 reclamações. Em seguida aparece a área “Habitação” com 11 registros. E na sétima e última posição do ranking de março é ocupada pela área "Alimentos", com três registros.

Consumidor.gov

Na plataforma de registro de reclamações online consumidor.gov o Procon Estadual registrou 1.914 reclamações em março deste ano. A área ''Serviços Financeiros” lidera com 610 reclamações. Em segundo lugar estão ''Telecomunicações'', com 488 reclamações; e em terceiro “Transporte”, com 278.

 

ÁREA

Nº DE RECLAMAÇÕES

Serviços Financeiros

610

Telecomunicações

488

Transporte

278

Água, energia e Gás

122

Produtos de telefonia e informática

114

Turismo/Viagens

91

Demais Produtos

69

Demais Serviços

63

Produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos

52

Saúde

19

Habitação

4

Educação

3

Alimentos

1

TOTAL

1.914

 

*Atendendo ao Decreto Estadual nº 415, de 18 de março de 2020 e à Portaria da Setasc nº 0190/2020, desde o dia 23/03/20202, o atendimento ao público no Procon-MT passou a ser apenas on-line, por meio do e-mail, WhatsApp (das 7h30 às 12h30) e pela plataforma www.consumidor.gov.br. A medida é necessária para diminuir os riscos de contaminação e propagação da doença, seguindo as recomendações do Governo de Mato Grosso e da Organização Mundial da Saúde (OMS).