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Servidores do Procon Estadual participam de agenda de treinamento

Objetivo é aprimorar o atendimento prestado aos consumidores e diminuir tempo de resposta para a população
Assessoria | Procon-MT

Servidores do Procon Estadual participam de capacitação online. - Foto por: Assessoria/Procon-MT
Servidores do Procon Estadual participam de capacitação online.
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Servidores do Procon Estadual participarão, nesta e na próxima semana, de uma agenda de treinamento. O objetivo das capacitações, que ocorre online, é aprimorar o atendimento prestado aos consumidores que procuram o órgão para resolver seus problemas de consumo, diminuindo o tempo de resposta para a população.

Os treinamentos são direcionados especialmente para a Coordenadoria de Atendimento e Orientação, mas contam também com a participação de servidores de todas as coordenadorias do Procon-MT.

O evento terá ainda a participação de representantes das concessionárias de água e esgoto, Águas Cuiabá, e de energia elétrica, Energisa.

De acordo com o secretário adjunto de Proteção e Defesa do Consumidor, Edmundo Taques, a intenção é obter mais efetividade na solução dos conflitos decorrentes das relações consumeristas e, se possível, solucionar o problema do consumidor já no primeiro atendimento.

“Estamos trocando informações e consolidando canais institucionais de diálogo entre nossos servidores e fornecedores, especialmente os que são mais demandados no balcão de atendimento do Procon. Queremos atender da melhor forma possível as demandas trazidas pela população, fornecendo informações mais precisas e de melhor qualidade, para resolver os problemas dos consumidores de forma mais rápida e eficaz”, explica o secretário adjunto.

Conforme Edmundo, a agenda de treinamento resulta de diversas reuniões realizadas entre a Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor, Coordenadorias do Procon Estadual e fornecedores.

“Buscamos a solução imediata dos conflitos, reservando para outras instâncias do Procon apenas as questões impossíveis de serem resolvidas no primeiro atendimento prestado ao consumidor pelo fornecedor”, salienta.

Quando?

Na quinta-feira (23/07), a coordenadora de Conciliação e Turma Recursal, Michelle Fortes, falará sobre a importância do atendimento e preenchimento da Carta de Informações Preliminares (CIP) e, na sexta-feira (24/07), continua o treinamento com a concessionária Águas Cuiabá. Na próxima semana, estão previstas capacitações com o coordenador Ivo Vinícius Firmo, que falará sobre a atuação da Coordenadoria de Fiscalização, Controle e Monitoramento de Mercado do Procon-MT, na segunda-feira (27/07). A capacitação encerra na terça-feira (28/07), com a participação da Energisa.

O treinamento iniciou na terça-feira (21/07), com a participação do gerente de Gestão de Clientes da Águas Cuiabá, Maykel Pereira, que falou sobre as informações constantes na fatura e sobre como será a renegociação com a concessionária, após a liberação do corte no fornecimento de água, que está suspenso até o próximo dia 31 de julho, devido à pandemia de Covid-19. A agenda prosseguiu na quarta (22/07), com o coordenador de Gestão de Processos e Documentos, Maurel Castro de Amorim, que tratou do processo administrativo no Procon-MT - legitimidade e prazos.