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Procon Mato Grosso promove capacitação focada no atendimento

Funcionários do órgão se reuniram para tratar de temas recorrentes no registro de reclamações e as relações com o público
Assessoria | Procon-MT

Participaram atendentes de todas as unidades do Procon Estadual. - Foto por: Beatriz Passos/Procon-MT
Participaram atendentes de todas as unidades do Procon Estadual.
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Prestar serviço eficiente aos consumidores é um dos principais objetivos do Procon Mato Grosso, que neste período de pandemia vem registrando uma média de 60 atendimentos presenciais por dia, sempre com agendamento. E visando a constante melhoria dos serviços, o Procon-MT promoveu na quarta-feira (17.02) a “Capacitação em Atendimento”, com todos os servidores e estagiários do setor. 

A ação teve como foco a atualização do conhecimento, compartilhamento de novas orientações, além de capacitação dos novos estagiários. Foram tratados diferentes assuntos do dia a dia do atendimento ao público, incluindo o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (Sindec), onde são registradas as reclamações, e o Código de Defesa do Consumidor (CDC). 

Participaram atendentes de todas as unidades do Procon Estadual, que além da sede possui posto de atendimento no Ganha Tempo Ipiranga (Cuiabá) e no Centro Estadual de Cidadania do Shopping de Várzea Grande.  

“O treinamento foi realizado de forma dinâmica, mostrando na prática o passo a passo dos procedimentos que utilizam o SINDEC. Isso tudo para que o sistema seja alimentado de forma correta, pois os dados são de extrema importância para o desenvolvimento de políticas públicas, futuros treinamentos e alterações de procedimentos para melhor atender os consumidores”, afirmou o coordenador de Atendimento do Procon-MT, Fhillipy Aleixo de Paula. 

Na ocasião, também foram discutidas formas de agilizar os registros das reclamações, no momento do atendimento, bem como o relacionamento interpessoal entre atendente e consumidor, para uma melhor compreensão dos problemas apresentados pelo cidadão que procura a instituição. 

Atuando no Procon-MT desde 2014, o Coordenador de Suporte Sindec e Consumidor.gov.br, Euzimar Siqueira, já presenciou muitas transformações no modelo de atendimento ao consumidor. “Esses encontros são muito necessários, porque as dúvidas surgem no dia a dia, naturalmente. E quando os problemas são solucionados de forma eficiente, tanto o consumidor quanto o órgão ganham, já que um profissional bem capacitado realiza um bom trabalho”, relatou Euzimar, que ministrou o treinamento. 

A capacitação teve duração de duas horas, das 12h às 14h, e por isso o atendimento foi suspenso neste período.