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Procon Estadual capacita novos dirigentes das unidades municipais

Objetivo é harmonizar entendimentos e estabelecer procedimentos comuns para a defesa do consumidor mato-grossense.
Solange Wollenhaupt | Assessoria/Procon/Sejudh-MT

Capacitação dos novos dirigentes do Procon Municipal de Rondonopolis, na sede do Procon-MT. - Foto por: Hannah Marques/Assessoria
Capacitação dos novos dirigentes do Procon Municipal de Rondonopolis, na sede do Procon-MT.
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O Procon Estadual, órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), está capacitando os novos dirigentes das unidades municipais de Procon. Conforme a superintendente, Gisela Simona Viana, com a posse dos novos prefeitos, houve mudanças de vários coordenadores/diretores, tanto na Capital como em municípios do interior de Mato Grosso.

“A capacitação é prevista em Termo de Cooperação, firmado entre o Estado e as Prefeituras. De acordo com o documento, o Procon-MT como responsável pela política estadual de consumo, tem também a atribuição de promover capacitações para os dirigentes e servidores das unidades municipais”, explica a superintendente.

Os treinamentos, que ocorrem desde o início de janeiro e são agendados conforme disponibilidade dos novos dirigentes, são realizadas individualmente. O objetivo, informa Gisela Simona, é harmonizar entendimentos e estabelecer procedimentos comuns para a defesa do consumidor mato-grossense.

Os novos servidores municipais também aprendem a utilizar o Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) e o www.consumidor.gov.br, plataformas disponibilizadas pelo Ministério da Justiça e Cidadania (MJC) para registrar as reclamações dos consumidores. No Sindec são registradas as reclamações realizadas presencialmente pelos consumidores nas unidades de Procon. Na plataforma www.consumidor.gov.br são feitas as reclamações on-line.

Para o coordenador do Procon de Campo Verde, Welson Paulo da Silva, a capacitação é importante para aproximar o trabalho do Procon Municipal e Estadual. “Também é essencial para aprimorar os serviços prestados ao consumidor. Nossa expectativa é atender as necessidades dos campo-verdenses, orientando o fornecedor e amparando a população”.

Municípios

Já foram capacitados os novos coordenadores dos Procons Municipais de Tapurah, Juliana Luiza Diel; Campo Verde, Welson Paulo da Silva; Juara, Amaurício Alves Cordeiro; Rondonópolis, Marildes Ferreira; e Cuiabá, Gustavo Costa Silva. Também já está agendado treinamento para os novos dirigentes do Procon Municipal de Colíder.

Serviço

O Procon-MT atende na sede estadual, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (do CPA), nº 917, Edifício Eldorado Executive Center – Bairro Araés, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, para registro de reclamações, audiências, consulta de processos e protocolo de documentos.

No posto do Ganha Tempo da Praça Ipiranga o atendimento ao público também é de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 18h30 e do Várzea Grande Shopping das 09h às 19h. No posto da Assembleia Legislativa (AL), o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 07h às 18h. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 151 ou (65) 3613-8500.