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Serviços Essenciais lideram ranking de atendimento presencial no Procon-MT

Na plataforma online, o campeão de registros é a área Telecomunicações
Assessoria | Procon/Sejudh-MT

Procon-MT registrou 1.778 atendimentos presenciais em janeiro - Foto por: Assessoria/Procon/Sejudh-MT
Procon-MT registrou 1.778 atendimentos presenciais em janeiro
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O Procon Estadual registrou 2.612 atendimentos em janeiro de 2017. Por meio do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), foram 1.778 registros, enquanto pelo atendimento online (http://www.consumidor.gov.br) foram 834 reclamações em Mato Grosso.

No Sindec, o campeão de reclamações foi a categoria “Serviços Essenciais”, com 930 registros. Liderando o setor está “Energia Elétrica”, com 453 atendimentos, seguido por “Água e Esgoto”, que teve 217 registros. A terceira posição ficou com “Telefonia Celular”, com 155 reclamações.

O segundo lugar do ranking é ocupado pelo setor “Assuntos Financeiros”, com 311 reclamações, sendo que foram 94 procedimentos para a categoria “Banco Comercial”, 61 para “Cartão de Loja” e 47 para “Cartão de Crédito”.

A área “Serviços Privados” está em terceiro lugar do ranking, com 246 atendimentos: 70 para “TV por Assinatura” (Cabo, Satélite, etc.), 42 para “Estabelecimento Comercial” (Supermercado, loja, padaria, locadora, frutaria, etc.) e 39 para “Escola” (Pré, 1°, 2° graus e superior)”.

Já o setor “Produtos”, com 242 registros, ocupa a quarta posição, com 242 procedimentos para “Telefone” (convencional, celular, interfone, etc.), 13 para a categoria “Eletrônico Importado”, e 11 para “Móveis para quarto”.

O setor “Saúde” ocupa o quinto lugar do ranking com 29 reclamações, seguido pela área “Habitação”, com 18 reclamações. A última posição do ranking é ocupada pela categoria “Alimentos”, com apenas duas reclamações.

Integram o banco de dados do Procon Estadual os registros efetuados na sede do órgão e nos postos de atendimento do Ganha Tempo da Praça Ipiranga, da Assembleia Legislativa e do Várzea Grande Shopping.

Atendimento online

Por meio da plataforma www.consumidor.gov.br, o Procon registrou 834 reclamações em Mato Grosso. A área “Telecomunicações” lidera o ranking, com 364 registros; em segundo lugar estão os “Serviços Financeiros”, com 246 reclamações; e em terceiro, “Produtos de Telefonia e Informática”, com 133 registros.

Em quarto lugar está a categoria “Demais Produtos”, com 33 registros. “Produtos Eletrodomésticos e Eletrônicos” ficou na quinta posição do ranking, com 22 reclamações, seguido de “Demais Serviços” que, com 16 registros, ocupa a sexta posição. No sétimo lugar aparece “Transportes”, com 12 reclamações, seguido de “Saúde” que, com quatro reclamações, está na oitava posição.

A categoria “Alimentos” ficou na nona posição, com dois registros. Já as áreas “Água, energia e gás”, e “Turismo/viagens” ficaram empatadas na décima posição, com um registro apenas. As categorias “Educação” e “Habitação” não tiveram nenhuma reclamação registrada no mês de janeiro na plataforma www.consumidor.gov.br .

Serviço

O Procon-MT atende na sede estadual, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (do CPA), nº 917, Edifício Eldorado Executive Center – Bairro Araés, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, para registro de reclamações, audiências, consulta de processos e protocolo de documentos.

No posto do Ganha Tempo da Praça Ipiranga o atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h e aos sábados das 7h30 às 12h30. No Várzea Grande Shopping, das 10h às 19h. No posto da Assembleia Legislativa (AL), o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 151 ou (65) 3613-8500.