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Secretaria Nacional promove renegociação de dívidas pelo consumidor.gov.br

Procon/Sejudh-MT

Imagem Ilustrativa - Foto por: Assessoria
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A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), realiza durante o mês de maio ação de renegociação de dívidas por meio da plataforma www.consumidor.gov.br e oferece cursos de educação financeira.

A programação integra a 4ª Semana Nacional de Educação Financeira e tem o objetivo de sensibilizar os consumidores sobre a importância da educação financeira na prevenção do superendividamento.

A renegociação de dívidas na plataforma online iniciou na segunda (08/05) e prossegue até 31 de maio com a participação das instituições cadastradas no www.consumidor.gov.br . A iniciativa, que está em seu segundo ano, é resultado de parceria entre a Senacon, Banco Central, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) e Serasa.

O superintendente do Procon Estadual de Mato Grosso, Onofre Júnior, salienta que a ação é uma oportunidade para quem têm débitos com as instituições financeiras participantes tentarem uma negociação, de acordo com suas possibilidades. “Além disso, o prazo de resposta é mais ágil e o consumidor pode fazer a reclamação direto de sua casa, através da internet”, explica.

Como participar

Para participar, o consumidor deve acessar o site www.consumidor.gov.br e fazer o cadastro para receber um login e senha. Após, basta selecionar uma instituição financeira cadastrada e formalizar a solicitação de renegociação de débitos.

No momento da classificação do pedido ou reclamação, é importante selecionar no campo “Problema” a opção “Dificuldade na Renegociação/parcelamento de dívida. Já no campo “Descrição da Reclamação”, é preciso relatar o problema, informando que deseja participar da ação de renegociação de dívidas. Orientações sobre o cadastramento de usuário, registro e acompanhamento de reclamações podem ser obtidas no Guia do Usuário.

Veja aqui as empresas participantes.

Cursos de Educação Financeira

As inscrições para os cursos de educação financeira já estão abertas e seguem até dia 23 de maio. As capacitações são gratuitas e os alunos aprovados receberão certificado de extensão da Universidade de Brasília (UnB). As inscrições devem ser feitas pelo site Defesa do Consumidor. Para o primeiro curso são oferecidas 5 mil vagas. Para o segundo curso, o aluno deverá ter sido aprovado no primeiro.

Serviço

O Procon-MT atende na sede estadual, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (do CPA), nº 917, Edifício Eldorado Executive Center – Bairro Araés, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, para registro de reclamações, audiências, consulta de processos e protocolo de documentos.

No posto do Ganha Tempo da Praça Ipiranga, o atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h, e aos sábados, das 7h30 às 12h30. No Várzea Grande Shopping, a unidade funciona das 10h às 19h. No posto da Assembleia Legislativa (ALMT), o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 151 ou (65) 3613-8500.

* Com informações da Assessoria do MJSP