Servidores do Procon Estadual participam de capacitação sobre consumo seguro e saúde

Procon/Sejudh-MT

Capacitação ocorreu na quarta-feira (31/05), em Cuiabá - Foto por: Procon/Sejudh-MT
Capacitação ocorreu na quarta-feira (31/05), em Cuiabá

Representantes do Procon Estadual, órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), participaram nesta quarta-feira (31.05) da capacitação ‘Consumo Seguro, Acidentes de Consumo e Formação de Redes’, promovida pela Rede Consumo Seguro e Saúde de Mato Grosso (RCSS-MT).

Durante o evento, foram tratados temas como nivelamento de conceitos sobre acidentes de consumo, dados sobre acidentes de consumo no mundo e no Brasil, conhecimento dos sistemas de notificação de acidentes de consumo, formação da Rede das Américas, formação do GT Brasil, composto por Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro), Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e formação das redes locais.

A gerente de Informação, Divulgação e Educação para o Consumo do Procon-MT, Marluce Pereira, explica que essa foi a primeira capacitação após a criação da rede, ocorrida em março deste ano. “A intenção é realizar trabalhos articulados entre os participantes, visando a identificação, o registro dos acidentes de consumo e buscando mecanismos de proteção do consumidor, melhorando a coleta e tratamento desses dados”, salienta.

Para a coordenadora da Rede Consumo Seguro e Saúde de Mato Grosso e agente fiscal metrológica do Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem-MT), Suziane Marchioreto, a capacitação foi importante pois possibilitou maior conhecimento sobre os temas abordados, proporcionando a disseminação de conceitos que ainda não são conhecidos como por exemplo de acidentes de consumo.

O evento aconteceu das 08h às 17h, no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT). Além do Procon Estadual e do Ipem-MT, também participaram da capacitação representantes dos órgãos que integram a Rede em Mato Grosso, como Vigilância Sanitária Estadual, Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso (Lacen-MT), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Procon Municipal de Várzea Grande.

Serviço

O Procon-MT atende na sede estadual, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (do CPA), nº 917, Edifício Eldorado Executive Center – Bairro Araés, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, para registro de reclamações, audiências, consulta de processos e protocolo de documentos.

No posto do Ganha Tempo da Praça Ipiranga o atendimento ao público também é de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 18h30 e do Várzea Grande Shopping das 10h às 19h. No posto da Assembleia Legislativa (AL), o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 07h às 18h. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 151 ou (65) 3613-8500.