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Caravana da Transformação terá orientações sobre direitos do consumidor

Procon-MT é um dos órgãos estaduais presentes no evento
Assessoria | Procon/Sejudh-MT

Panfleto da sétima edição da Caravana da Transformação - Foto por: Gcom-MT
Panfleto da sétima edição da Caravana da Transformação
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Orientações sobre direitos e deveres do consumidor, registros de reclamação na plataforma www.consumidor.gov.br, atividades educativas e palestras são algumas das ações que o Procon Estadual, órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), disponibilizará aos participantes da sétima edição da Caravana da Transformação. O evento, realizado entre os dias 06 e 16 de junho, levará atendimento de saúde e serviços de cidadania à população de Alta Floresta (803 km de Cuiabá) e mais onze municípios da região Norte de Mato Grosso.

Para o superintendente do Procon-MT, Onofre Júnior, a Caravana é uma oportunidade para os consumidores resolverem problemas e esclarecerem dúvidas. “Muitas vezes, as pessoas desconhecem seus direitos e são prejudicadas nas relações de consumo. O Procon está à disposição para sanar dúvidas e auxiliar no registro de reclamações na plataforma online. Também estaremos entregando materiais educativos para a população e, através de atividades recreativas, buscando chamar a atenção dos jovens e das crianças para a importância de conhecer seus direitos”, salienta.

Para facilitar o atendimento no Procon, o consumidor deve ter em mãos os documentos pessoais (RG e CPF) e algo que comprove a relação de consumo, como, por exemplo, a conta, extrato bancário, cupom fiscal, entre outros. No que se refere ao registro de reclamações no www.consumidor.gov.br, vale lembrar que todas as instituições financeiras e operadoras de telefonia participam da plataforma.

A Caravana da Transformação em Alta Floresta será realizada no Complexo Esportivo Geraldo Ramos 'Pezão'. Nos dias 09 a 10 de junho acontecem os serviços de cidadania. Além das ações de direito do consumidor, a cargo do Procon-MT, também haverá emissão de documentos e 2ª via de certidões, orientações jurídicas, cortes de cabelo e embelezamento, cursos de qualificação, entre outros. Os atendimentos em saúde iniciam no dia 06 e encerram no dia 12 de junho.

Colaboração

Funcionários da concessionária Energisa também prestarão atendimento à população, resolvendo demandas como negociações de débitos, informações sobre serviços comerciais, solicitações de ligações novas, cadastros de faturas por e-mail, solicitações de débito automático, reclamações, entre outros.

Municípios beneficiados

Além de Alta Floresta, o evento beneficiará Apiacás, Carlinda, Colíder, Itaúba, Marcelândia, Nova Bandeirantes, Nova Canaã do Norte, Nova Guarita, Nova Monte Verde, Nova Santa Helena e Paranaíta.

Serviço

O Procon-MT atende na sede estadual, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (do CPA), nº 917, Edifício Eldorado Executive Center – Bairro Araés, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, para registro de reclamações, audiências, consulta de processos e protocolo de documentos.

No posto do Ganha Tempo da Praça Ipiranga o atendimento ao público também é de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 18h30 e do Várzea Grande Shopping das 10h às 19h. No posto da Assembleia Legislativa (AL), o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 07h às 18h. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 151 ou (65) 3613-8500.