Procon Estadual participa da semana de prevenção de acidentes domésticos

Atividades acontecem até sexta-feira (30/06), em Cuiabá e Várzea Grande
Assessoria | Procon/Sejudh-MT

Palestra da Semana de Prevenção de Acidentes de Consumo, em Cuiabá. - Foto por: Assessoria
Palestra da Semana de Prevenção de Acidentes de Consumo, em Cuiabá.

O Procon Estadual é parceiro da Rede de Consumo Seguro e Saúde de Mato Grosso (RCSS-MT) na realização da Semana Mato-grossense de Orientação e Prevenção de Acidentes de Consumo. O evento, que começou nesta segunda-feira (26.06) e prossegue até a sexta-feira (30.06) com diversas atividades em Cuiabá e Várzea Grande, tem o objetivo de disseminar a importância da prevenção de acidentes domésticos e de acidentes de consumo.

Na programação estão previstas diversas ações de orientação a alunos da rede pública de ensino, como palestras ministradas pelo Procon Estadual, Procon Municipal de Várzea Grande e Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-MT), que coordena a Rede RCSS no Estado. Além da prevenção, as ações também têm a intenção de desenvolver a cultura do registro dos acidentes no Sistema Inmetro Monitoramento de Acidentes de Consumo (Sinmac).

As palestras do Procon, informa a gerente de Informação, Divulgação e Educação para o Consumo, Marluce Pereira, terão como tema os ‘Direitos Básicos do Consumidor”, com ênfase na segurança do consumidor. “Os alunos recebem orientação e podem esclarecer dúvidas sobre consumo. Muitas vezes, as pessoas são vítimas de acidentes de consumo e não se dão conta. É o caso, por exemplo, de uma pessoa que se queima porque a leiteira não tem o tamanho correto e vira no fogão ou de uma pessoa que se corta ao abrir uma embalagem, mesmo seguindo corretamente as orientações do fabricante”, explica a gerente.

Para a coordenadora da Rede e agente do Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem-MT), Suziane Marchioreto, a Semana é importante para conscientizar as crianças sobre os perigos existentes em nossas casas e prevenir que os acidentes domésticos aconteçam. Atualmente, alerta a agente, os acidentes domésticos são responsáveis por 140 mil internações de crianças de 0 a 14 anos por ano. “A adoção de medidas preventivas por parte dos pais e responsáveis e o maior cuidado das próprias crianças podem contribuir para a redução dessas estatísticas”, destaca.

Além do Procon Estadual, do Procon Municipal de Várzea Grande e do Ipem-MT, integram a Rede RCSS em Mato Grosso a Vigilância Sanitária Estadual, Vigilância Sanitária Municipal de Cuiabá, Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso (Lacen-MT), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Corpo de Bombeiros, Receita Federal, Sociedade Mato-grossense de Pediatria, Delegacia do Consumidor (Decom), entre outros.

Acidente de consumo

É o acidente que acontece quando um produto ou serviço provoca dano à saúde ou à segurança do consumidor, mesmo quando utilizado adequadamente ou de acordo com as instruções.

Exemplos: Quedas provocadas por piso escorregadio ou escadas metálicas, choques com produtos elétricos, cortes devido à abertura de embalagens, ingestão de alimentos contaminados, cortes ou lesões provocados por produtos destinados ao público infantil, entre outros.

Causas: defeito no produto ou serviço; falta de informação sobre o uso adequado; informações incorretas com relação ao uso (em embalagens, manuais, etc); ausência de atuação preventiva dos fornecedores.

Confira a programação de palestras do Procon-MT:

Terça-feira (27/06)

8h e 9h: Escola Estadual Senador Azeredo (Avenida Senador Metelo, 675 – Porto/Cuiabá)

14h: Escola Estadual Dr. Estevão Alves Corrêa (R. 230, Quadra 66, Setor 2 – Tijucal/Cuiabá)

19h: Escola Estadual Alina Nascimento do Tocantins (Av. Ipiranga, 2.560 - Cidade Alta/Cuiabá)

Quarta-feira (28/06)

8h e 9h: Escola Estadual Raimundo Pinheiro da Silva (Avenida Fernando Correa da Costa, 3610 – Changri-lá/Cuiabá)

15h: Escola Estadual Raimundo Pinheiro da Silva (Avenida Fernando Correa da Costa, 3610 – Changri-lá/Cuiabá)

19h: Escola Estadual Alina do Nascimento Tocantins (Local: Avenida Ipiranga, 2.560 – Cidade Alta-Cuiabá)

Quinta-feira (29/06)

8h: Escola Estadual Ernesto Camilo Barreto (Rua Fortaleza, 35 – Jardim Paulista/Cuiabá)

14h: Escola Estadual Ernesto Camilo Barreto (Rua Fortaleza, 35 – Jardim Paulista/Cuiabá)

19h: Escola Estadual Dr. Estevão Alves Corrêa (Local: R. 230, Quadra 66, Setor 2 – Tijucal/Cuiabá)

Veja a programação completa da Semana Mato-grossense de Orientação e Prevenção de Acidentes de Consumo.

Serviço

O Procon-MT atende na sede estadual, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (do CPA), nº 917, Edifício Eldorado Executive Center – Bairro Araés, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, para registro de reclamações, audiências, consulta de processos e protocolo de documentos.

No posto do Ganha Tempo da Praça Ipiranga o atendimento ao público também é de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 18h30 e do Várzea Grande Shopping das 10h às 19h. No posto da Assembleia Legislativa (AL), o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 07h às 18h. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 151 ou (65) 3613-8500.