Pular para o conteúdo
Voltar

Alunos da Escola Hudson Taylor discutem consumo consciente em palestra do Procon-MT

Bate-papo e interação entre as crianças e o palestrante garantiu o aprendizado
Fernanda Moraes | Assessoria/Procon/Sejudh-MT

Palestra na escola Hudson Taylor - Foto por: Fernanda Moraes/Assessoria
Palestra na escola Hudson Taylor
A | A

O Procon Estadual realizou palestras educativas, nesta sexta-feira (04.08), para alunos da Escola Hudson Taylor, localizada no bairro Jardim Maringá 2, em Várzea Grande. O objetivo do evento, realizado nos períodos matutino e vespertino, por solicitação da coordenação da unidade educacional, foi aconselhar as crianças, de quatro a dez anos, sobre a importância da família praticar o “consumo consciente”.

Durante a palestra, ministrada pelo servidor do Procon-MT, Maurel Castro de Amorim, foram repassadas dicas de práticas de consumo consciente para evitar o desperdício, especialmente em compras de supermercados e gastos com serviços essenciais, como água e energia elétrica. Maurel ainda frisou a importância de estar sempre atento à data de validade dos produtos e verificar se as embalagens não estão amassados ou abertas. “Quando consumimos produtos que estão fora do prazo de validade, podemos ter problemas de saúde, como intoxicação alimentar, diarréia, vômito e febre", explicou.

Sobre economizar água e energia elétrica, o palestrante deu sugestões de como as crianças podem evitar o desperdício para cuidar do meio ambiente, como ter cuidado em desligar a luz ao sair de um ambiente, desligar a torneira ao escovar os dentes e o chuveiro quando estiver se ensaboando. Informou as crianças sobre o direito de 50% de desconto que os estudantes têm em eventos culturais como circo, cinema, teatro entre outros eventos, e alertou os pequeninos sobre o perigo de falar e, principalmente, de aceitar algo de pessoas estranhas. 

“O Projeto Pequeno Empreendedor é de grande importância para todos da escola. Ele tem o objetivo de desenvolver nas crianças essa visão de como economizar e utilizar de forma consciente a energia elétrica e a água. Aborda, também, a necessidade de ficar atento à data de validade e condições das embalaganes, quando os pais comprarem e consumirem alimentos. Isso é sinônimo de um futuro melhor para todos”, afirmou a professora do 2º ano do Ensino Fundamental, Hannah Maria.

O bate-papo gerou bons momentos de interatividade entre as crianças e o palestrante, garantindo, de maneira divertida, o aprendizado.

Serviço

O Procon-MT atende na sede estadual, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (do CPA), nº 917, Edifício Eldorado Executive Center – Bairro Araés, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, para registro de reclamações, audiências, consulta de processos e protocolo de documentos.

No posto do Ganha Tempo da Praça Ipiranga o atendimento ao público também é de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 18h30 e do Várzea Grande Shopping das 10h às 19h. No posto da Assembleia Legislativa (AL), o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 07h às 18h. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 151 ou (65) 3613-8500.