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Serviços essenciais lideram novamente ranking de reclamações em setembro

Categoria “Energia Elétrica' é a que tem maior número de reclamações, com 457 registros
Assessoria | Procon-MT

Sede do Procon Estadual, na Av. Historiador Rubens de Mendonça. - Foto por: Assessoria/Procon-MT
Sede do Procon Estadual, na Av. Historiador Rubens de Mendonça.
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O Procon Estadual, órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), registrou 2.710 atendimentos no mês de setembro. Por meio do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) foram 1.861 registros e no atendimento online (http://www.consumidor.gov.br) protocoladas 849 reclamações em Mato Grosso.

No Sindec, a campeã de reclamações foi a área “Serviços Essenciais”, com 929 atendimentos. Liderando o setor está a categoria “Energia Elétrica”, com 457 registros, seguida por “Água e Esgoto”, que teve 236 reclamações e “Telefonia Celular”, com 152.

Em segundo lugar, está a área “Assuntos Financeiros”, com 374 reclamações: 118 para a categoria “Banco Comercial”, 84 para “Cartão de Crédito” e 56 para “Cartão de Loja”.

A área “Produtos”, com 262 registros, ocupa o terceiro lugar do ranking de atendimentos presenciais, registrando 41 procedimentos para “Telefone” (Convencional, Celular, Interfone, Etc.), 34 para “Eletroeletrônico Importado” e 13 para “Artigos de Leitura” (Formal, Jornal, Revistas, Folheto, Livros, Etc).

Já a área “Serviços Privados”, com 204 registros, está na quarta posição do ranking de atendimentos presenciais, registrando 50 procedimentos para “TV Por Assinatura” (Cabo, Satélite, Etc.), 36 registros para “Escola” (Pré, 1º e 2º Graus e Superior), e 25 para “Cursos Livres Outros”.

A categoria “Saúde” aparece em quinto lugar, com 41 reclamações, seguida de “Habitação” com 37 registros e em sétimo lugar está a categoria de “Alimentos” que obteve 14 registros feitos pelo Sindec.

Atendimento online

Por meio da plataforma http://www.consumidor.gov.br, o Procon registrou 849 reclamações em Mato Grosso. A área “Telecomunicações” foi a mais demandada, com 381 registros. Em segundo lugar estão os “Serviços Financeiros”, com 258 reclamações; e em terceiro “Produtos de Telefonia e Informática”, com 108 registros.

Na quarta posição da plataforma está a categoria “Produtos Eletrodomésticos e Eletrônicos”, com 33 reclamações e, em quinto lugar, aparecem as categorias “Demais produtos”,com 29 reclamações. Em sexto lugar está a área “Transportes”, com 21 registros e para a categoria “Demais Serviços” 11 registros. Em oitavo lugar, com quatro reclamações, está “Turismo/viagens”. E em nono lugar, está a categoria “Saúde” com dois registros.

As áreas “Água, energia e gás”, e “Educação” tiveram ambos um registro. Já as categorias “Alimentos” e “Habitação” não tiveram reclamações registradas no mês de setembro na plataforma http://www.consumidor.gov.br.

Serviço

O Procon-MT atende na sede estadual, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (do CPA), nº 917, Edifício Eldorado Executive Center – Bairro Araés, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, para registro de reclamações, audiências, consulta de processos e protocolo de documentos.

No posto do Ganha Tempo da Praça Ipiranga, o atendimento ao público também é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e do Várzea Grande Shopping, das 10h às 19h. No posto da Assembleia Legislativa (AL), o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 151 ou (65) 3613-8500.