9º Encontro Estadual de Procons encerrou sexta-feira

O 9º Encontro Estadual de PROCONs, realizado em Cuiabá, teve os seus trabalhos encerrados nesta sexta-feira (07.12). O evento é uma ação permanente da Superintendência de Defesa do Consumidor com o objetivo de avaliar os principais conflitos nas relações de consumo ocorrido no ano corrente e planejar ações conjuntas para o próximo ano.

O encontro contou com a presença do Secretário Adjunto de Estado de Justiça, Genilto Nogueira; da Superintendente do Procon Estadual, Gisela Simona; servidores do Procon Estadual; do Secretário Municipal de Esportes e Cidadania, João Bosco Cruz; Dr. João Paulo Dias, Defensor Público; da Secretária Adjunta de Governo do Município, Aline Fonseca; do Diretor do Procon Municipal de Cuiabá e anfitrião do encontro, Carlos Veggi e representantes de 15 Procons Municipais, das 33 unidades existentes no Estado.

Foram debatidos assuntos como à nova resolução da ANATEL sobre a banda larga no que se refere à medição da velocidade; a tarifa de cadastro cobrada pelas instituições financeiras; o aumento das mensalidades escolares, programação para o ano de 2013; procedimento para criação e eleição de novos membros do Conselho Estadual de Defesa do Consumidor; dentre outros.

A avaliação dos problemas de consumo é realizada com fundamento em números de atendimentos registrados junto ao Sistema Nacional de Informação e Defesa do Consumidor – SINDEC que divide toda a demanda recebida em áreas sendo elas: Serviços Essenciais, Serviços Privados, Assuntos Financeiros, Alimentos, Saúde, Habitação e Produtos.

“Foi importante constatar que não obstante o aumento de atendimentos registrados nos PROCONs, numa média de 10% referente ao ano anterior, o poder de resolutividade dos PROCONs também aumentou, motivo que nos deixa satisfeito com o desempenho de cada PROCON Municipal na defesa do consumidor”, relata a Superintendente do PROCON Estadual, Gisela Simona Viana de Souza.

Maiores informações podem ser obtidas junto ao Procon Estadual que atende ao público das 13h às 19h, de segunda a sexta-feira, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA) nº 917, no bairro Araés. O órgão também tem um posto de atendimento no Ganha Tempo, localizado na Praça Ipiranga, Centro. Os telefones para esclarecimentos de dúvidas são 151 e (65) 3613 8500

.