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Confira o ranking de reclamações do Procon Estadual

Energia Elétrica, Água e Esgoto e Telefonia Celular lideram reclamações presenciais
Fernanda Moraes/Joice Carla | Procon/Sejudh-MT

Assessoria/Procon-MT
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O Procon Estadual registrou 2.543 atendimentos em abril. Por meio do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) foram 1.542 registros, enquanto que pelo atendimento online - www.consumidor.gov.br – foram 1.001 reclamações em Mato Grosso.

No Sindec, o campeão de reclamações foi a categoria “Serviços Essenciais”, com 862 registros. Liderando o setor está “Energia Elétrica”, com 380 atendimentos, seguindo por “Água e Esgoto”, que teve 245. A terceira posição ficou com “Telefonia Celular”, com 157 reclamações.

O segundo lugar do ranking é ocupado pelo setor “Assuntos Financeiros” com 241 reclamações, registrando 77 procedimentos para a categoria ''Banco Comercial”, 54 para “Cartão de Crédito” e 18 para “Financeira”.

A área “Serviços Privados” está em terceiro lugar do ranking, com 185 atendimentos: 32 para “Escola”(Pré,1°,2° Graus e Superior), 18 para “Estacionamento” (Particular, Supermercado, Shopping, etc) e 12 para “Cursos Livres Outros”.

Já o setor “Produtos”, com 164 registros, ocupa a quarta posição, com 30 procedimentos para “Telefone”(Convencional, Celular, Interfone, etc), 8 para “Eletroeletrônico Importado” e 5 para ''Acessório para Veículo”(Alarme, Amortecedor, Câmbio, Buzina, Estofamento, Lâmpada, Bateria, etc).

O setor “Saúde” ocupa o quinto lugar do ranking com 49 reclamações: 13 para “Plano de saúde regulamentado”, oito para “Convênio de assistência Médica/Odontológica” e quatro para a categoria “Plano Odontológico”. Em sexto lugar está a área “Habitação” com 22 reclamações, sendo nove para “Incorporação” (Construtoras e Incorporadoras), cinco para ‘Loteamento” e quatro para “Condomínio”. A última posição do ranking é ocupada pela área “Alimentos”, com 19 reclamações: cinco registros para “Farináceos” (fubá, polvilho, etc), dois para “Chocolate” (barra, em pó, tabletes e bombons) e dois para “Restaurante/Fast Food”.

Integram o banco de dados do Procon Estadual os registrados efetuados na sede do órgão e nos postos de atendimento do Ganha Tempo da Praça Ipiranga, do Ganha Tempo do CPA, da Assembleia Legislativa e do Ganha Tempo do Várzea Grande Shopping.

Atendimento online

Por meio da plataforma www.consumidor.gov.br. O Procon registrou 1.001 reclamações em Mato Grosso. A área “Telecomunicações” lidera o ranking, com 407 registros; em segundo lugar estão os “Serviços Financeiros”, com 335 reclamações; e em terceiro, “Produtos de Telefonia e Informática” com 99 registros.

Na quarta posição da plataforma, está a categoria “Demais Produtos”, com 50 reclamações e, em quinto lugar, aparece a categoria “Produtos Eletrodomésticos e Eletrônicos”,com 37 reclamações. O sexto lugar é ocupado pela área “Transportes”, com 33 registros, e o sétimo pela categoria “Demais Serviços”, que teve 29 registros. Em oitavo lugar, com sete reclamações, está a área “´Saúde” seguida por “Turismo/viagens” em nono lugar, que obteve dois registros.

As categorias “Alimentos”, “Água, energia e gás” tiveram ambas uma reclamação registrada, já “Educação” e “Habitação” não obtiveram nenhum registro no mês de abril na plataforma www.consumidor.gov.br.

Serviço

O Procon-MT atende na sede estadual, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (do CPA), nº 917, Edifício Eldorado Executive Center – Bairro Araés, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, para registro de reclamações, audiências, consulta de processos e protocolo de documentos.

No posto do Ganha Tempo da Praça Ipiranga, o atendimento ao público também é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, no Várzea Grande Shopping, das 10h às 19h, e no posto do Ganha Tempo do CPA, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. No posto da Assembleia Legislativa, o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 151 ou (65) 3613-8500.