Pular para o conteúdo
Voltar

Ações do Procon-MT integram agenda Nacional de Educação Financeira do Ministério da Justiça

Thaís Fávaro/Solange Wollenhaupt

A | A

O “Ciclo de Palestras” sobre superendividamento desenvolvido pelo Procon de Mato Grosso em homenagem ao Dia Mundial do Consumidor, comemorado no próximo domingo (15.03), integra a programação da 2ª Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF), organizada pelo Comitê Nacional de Educação Financeira. A Semana, que é desenvolvida por vários Ministérios do Governo Federal, Banco Central do Brasil e Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), iniciou na segunda-feira (09.03), com diversas ações de educação financeira organizadas por órgãos que trabalham com a defesa do consumidor pelo país.

O foco da segunda edição da Semana ENEF, explica a superintendente do Procon-MT, Gisela Simona Viana, é a disseminação da Educação Financeira nas Escolas–Ensino Médio. “Esse é um projeto coordenado pela Senacon, desenvolvido em parceria com os Procons e outras instituições ligadas à defesa do consumidor, já em andamento e em fase de disseminação. Em 2015, a intenção é ampliar a rede de parcerias para implementar o programa em todos os estados”, informa Gisela Simona.

Em Mato Grosso, funcionários do Procon Estadual estão realizando, desde o início de março, diversas palestras sobre “Superendividamento e orçamento doméstico” em escolas da rede pública de ensino de Cuiabá e Várzea Grande e na sede do Procon-MT. O objetivo é alertar os estudantes sobre os riscos do superendividamento e sobre os problemas que a falta de controle financeiro pode trazer para as famílias. As palestras também mostram a importância de elaborar um orçamento doméstico para organizar os gastos e fugir do superendividamento.

Mutirão

Além do “Ciclo de Palestras”, para comemorar o Dia do Consumidor, o Procon realiza a 3ª Edição do Mutirão de Combate ao Superendividamento. Os interessados devem comparecer à sede do órgão, munidos de documentos pessoais e, também, de algum documento que comprove a relação de consumo, como contratos, boletos e contas, por exemplo. A lista com as 65 empresas participantes pode ser consultada no site (www.procon.mt.gov.br) ou na sede do órgão. O Mutirão encerra nesta sexta-feira (13/03), às 17h.

Para mais informações, procure o Procon-MT pelos telefones 151 ou 3613-8500. O órgão atende em sua sede estadual na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, nº 917, Edifício Eldorado Executive Center – Bairro Araés, de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h. Para registro de reclamações, audiências, consulta de processos e protocolo de documentos, o consumidor pode procurar a sede do Procon-MT, de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 17h30. O órgão também possui Posto no Ganha Tempo, com atendimento ao público de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 18h30, e aos sábados, das 07h30 às 12h.