Pular para o conteúdo
Voltar

Aplicativo 'Registrato' do Banco Central permite acessar dados de crédito pela internet

Solange Wollenhaupt

A | A

O Banco Central disponibilizou aos consumidores, em novembro de 2014, o “Registrato', um aplicativo que permite aos cidadãos acessar, gratuitamente pela internet, todas as informações sobre suas operações de crédito geradas nos últimos anos.

O Registrato, ou Extrato do Registro de Informações do Banco Central, fornece informações do Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro (CCS) e do Sistema de Informações de Crédito (SCR). O CCS mostra dados de todos os bancos com os quais o cliente possui algum relacionamento como, por exemplo, conta corrente, poupança e empréstimos. Já o SCR contém informações do conjunto dos empréstimos, financiamentos e outras modalidades de crédito, com valor acima de mil reais, que o cliente tiver obtido em cada instituição financeira.

O objetivo do sistema, explica a superintendente do Procon Estadual, Gisela Simona Viana, é auxiliar os clientes a gerenciarem suas finanças pessoais e facilitar a análise do risco de crédito pelas instituições financeiras. “Com o Registrato o consumidor não precisará ir ao Banco Central apenas para acessar essas informações, pois elas poderão ser consultadas em qualquer local. Basta ter acesso à internet”, destaca a superintendente, lembrando que, como o sistema tem padrões de segurança de identificação eletrônica do cliente, desenvolvidos nos serviços de internet banking utilizados pelos bancos, os dados só podem ser consultados pelo cliente ou por quem ele autorizar.

Para ter acesso ao 'Registrato', o consumidor deve acessar o site do Banco Central (http://www.bcb.gov.br/pt-br/sfn/registrato). Clientes bancários que usam o internet banking precisarão fazer cadastro através do site. Quem não usa o internet banking também poderá acessar o registrato, mas precisará, primeiro, procurar uma agência do Banco Central para se cadastrar. Cidadãos que possuem certificado digital podem acessar o sistema diretamente no site do BC.

O Procon Estadual é um órgão vinculado à Sejudh. Para mais informações, procure o Procon-MT pelos telefones 151 ou 3613-8500. O órgão atende em sua sede estadual na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, nº 917, Edifício Eldorado Executive Center – Bairro Araés, de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h. Para registro de reclamações, audiências, consulta de processos e protocolo de documentos, o consumidor pode procurar a sede do Procon-MT, de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 17h30. O órgão também possui Posto no Ganha Tempo, com atendimento ao público de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 18h30, e aos sábados, das 07h30 às 12h.