BALANÇO DA CARAVANA: Atividades desenvolvidas pelo Procon-MT beneficiam população de Peixoto de Azevedo

Durante a segunda edição da Caravana da Transformação, o Procon Estadual, órgão vinculado a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), realizou cerca de 300 atendimentos.

Além de prestar orientação sobre os direitos dos consumidores e distribuir materiais informativos, prestou auxílio à população ao registrar reclamações na plataforma on-line www.consumidor.gov.br.

O evento ocorreu em Peixoto de Azevedo, na última sexta-feira e no sábado (09 e 10/09). A Caravana terá seu encerramento nesta sexta-feira (16).

O Procon trabalhou, também, com a Educação para o Consumo, desenvolvendo atividades lúdicas e educativas com crianças e jovens que participaram do evento. Os servidores ministraram ainda palestra sobre “Direitos Básicos do Consumidor”, para aproximadamente 100 alunos do Ensino Médio da Escola Estadual 19 de Julho, localizada no centro de Peixoto de Azevedo.

Para o secretário adjunto de Justiça da Sejudh, Enéas Correa de Figueiredo Júnior, a participação do Procon na Caravana da Transformação é muito importante para levar informação sobre os direitos dos consumidores à população, especialmente dos municípios que não têm Procon Municipal.

“Atualmente, existem 50 unidades de Procon em Mato Grosso. Destes, 46 são de Procons Municipais. Instalar órgãos de defesa do consumidor no interior de Mato Grosso é uma das metas do governo do Estado”, destaca.

De acordo com os servidores Maurel de Amorim e Benedito Cléber da Silva, que representaram o Procon-MT na Caravana, dúvidas sobre cartão, especialmente cartão de crédito, telefonia e assistência técnica autorizada foram os principais problemas relatados pelos moradores de Peixoto de Azevedo ao órgão de defesa do consumidor. “Muitas empresas não têm assistência técnica autorizada nos municípios do interior, o que causa transtornos aos consumidores em caso de defeito/vício no produto”, informa Maurel.

Com relação à Educação para o Consumo, o servidor salientou que o trabalho é essencial para formar consumidores mais conscientes dos seus direitos e deveres. “As crianças e os jovens disseminam para a família e para a comunidade o que aprendem. Se você explica, por exemplo, a importância de se olhar a data de validade de um produto perecível eles vão olhar e cobrar o mesmo cuidado dos pais”, explica.

26 anos do CDC

A participação na Caravana da Transformação em Peixoto de Azevedo integra a programação desenvolvida pelo Procon-MT em homenagem aos aniversário do Código de Proteção e Defesa do Consumidor (CDC), que completou 26 anos no dia 11 de setembro. O Código (Lei nº 8.078) foi criado em 1990 e passou a vigorar a partir de 1991. O documento regula a relação entre consumidores e fornecedores, assegurando a proteção dos consumidores e promovendo a qualidade e o avanço nas relações de consumo.

Serviço

O Procon-MT é um órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) e atende em sua sede estadual na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (do CPA), nº 917, Edifício Eldorado Executive Center – Bairro Araés, de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h. Para registro de reclamações, audiências, consulta de processos e protocolo de documentos, o consumidor pode procurar a sede do Procon-MT, de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 17h30.

No posto no Ganha Tempo, o atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 18h30, e aos sábados, das 07h30 às 12h. Nos postos da Assembleia Legislativa e do Várzea Grande Shopping, o atendimento é de segunda a sexta-feira (das 07h às 18h na AL e das 09h às 19h no Shopping em Várzea Grande). Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 151 ou (65) 3613-8500.