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CAB Cuiabá lidera ranking do Cadastro de Reclamações Fundamentadas de 2014

Solange Wollenhaupt

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O Procon Estadual divulgou, na tarde desta segunda-feira (16.03), o Cadastro Estadual de Reclamações Fundamentadas 2014. O documento reúne as reclamações registradas no órgão fiscalizador, através do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), no período de 01/01/2014 a 31/12/2014 e poderá ser consultado na íntegra no sítio da internet www.procon.mt.gov.br ou nos balcões de atendimento do Procon-MT.

A elaboração e divulgação do Cadastro de Reclamações Fundamentadas é um dever dos órgãos públicos que trabalham com a defesa do consumidor, prevista no Código de Defesa do Consumidor (CDC-art. 44). Integram o Cadastro Estadual de Reclamações Fundamentadas as demandas dos consumidores registradas como reclamação e que, após análise técnica dos órgãos públicos de defesa do consumidor, foram consideradas fundamentadas. O cadastro informa ainda se as reclamações foram ou não atendidas pelas empresas. Em 2014, o Procon Mato Grosso totalizou 14.741 atendimentos. Deste total, 2.959 são classificadas como reclamações fundamentadas, sendo 2.242 reclamações fundamentadas atendidas e 717 reclamações fundamentadas não atendidas.

Com relação aos fornecedores mais reclamados, em primeiro lugar ficou o grupo 'CAB Cuiabá'; em segundo lugar a 'OI'; em terceiro lugar o grupo 'City Lar'; em quarto lugar a 'Novo Mundo'; em quinto lugar a 'Casas Bahia/Nova Ponto.Com/Ponto Frio/ '; em sexto lugar a 'Claro'; em sétimo a rede 'Cemat/Energisa'; em oitavo lugar a 'Sansung'; em nono lugar a 'Romera Móveis e Eletrodomésticos' e em décimo lugar a 'Motorola Industrial'.

Em 2014, a área de 'Produtos' manteve-se em primeiro lugar no ranking de reclamações fundamentadas em Mato Grosso, com 46,5% das reclamações. O segundo lugar foi ocupado pela área 'Serviços Essenciais', com 24,5% das reclamações; o terceiro lugar pela área 'Assuntos Financeiros', com 12,3% das reclamações; em quarto lugar, 'Serviços Privados', com 11% das reclamações; em quinto lugar a área de 'Alimentos', com 3,2% das reclamações; em sexto lugar 'Habitação', com 1,4% das reclamações; e em sétimo lugar a área 'Saúde', com 1,1% das reclamações registradas.

Os três primeiros fornecedores mais reclamados por área são:

1) Produtos: 1) City Lar; 2) Novo Mundo; 3) Casas Bahia/NovaPonto.Com/Ponto Frio.

2) Serviços Essenciais: 1) CAB Cuiabá; 2) OI; 3) Cemat/Energisa.

3) Assuntos Financeiros: 1) Bradesco; 2) Caixa; 3) Banco do Brasil.

4) Serviços Privados: 1) Claro/Embratel; 2) OI; 3) NET.

5) Habitação: 1) Lotufo Engenharia e Construções; 2) Caixa; 3) Urbana Operações Imobiliárias.

6) Saúde: 1) Unimed Cuiabá; 2) Unimed Paulistana; 3) MT Saúde.

Outro dado importante é o ranking dos fornecedores que menos atendem as reclamações dos consumidores de Mato Grosso. Desses, ocupa o primeiro lugar a empresa 'Aymoré Crédito, Financiamento e Investimento S/A (Santander)'; o segundo lugar a 'Urbana Imobiliária'; o terceiro lugar a 'Gold Farb PDG'; em quarto lugar a 'Gradiente'; em quinto lugar o 'Banco Cruzeiro do Sul'; em sexto lugar o banco 'HSBC'; em sétimo lugar o banco 'Bradesco'; em oitavo lugar a 'Gazin Atacado'; em nono lugar o 'Banco Panamericano' e em décimo lugar a 'B2W/Lojas Americanas'.

Conhecer os dados do Cadastro é uma forma de analisar quais fornecedores são reclamados junto ao Procon e, dentre os reclamados, quais resolvem e quais não resolvem os problemas dos consumidores, informação que poderá ser decisiva no momento de comprar novos produtos ou contratar serviços no mercado de consumo.

O Procon Estadual é um órgão vinculado à Sejudh. Para mais informações, procure o Procon-MT pelos telefones 151 ou 3613-8500. O órgão atende em sua sede estadual na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, nº 917, Edifício Eldorado Executive Center – Bairro Araés, de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h. Para registro de reclamações, audiências, consulta de processos e protocolo de documentos, o consumidor pode procurar a sede do Procon-MT, de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 17h30. O órgão também possui Posto no Ganha Tempo, com atendimento ao público de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 18h30, e aos sábados, das 07h30 às 12h.