Pular para o conteúdo
Voltar

Câncer de mama: Procon Estadual participa do 'Outubro Rosa'

Solange Wollenhaupt

A | A

O Procon Estadual também está participando da campanha 'Outubro Rosa 2015'. Durante todo o mês, o órgão desenvolverá diversas atividades para conscientizar e alertar servidores e consumidores sobre a importância da prevenção do câncer de mama.

Nesta quinta-feira (01/10) os funcionários do Procon-MT receberam o ‘laço rosa’, que simboliza a adesão ao movimento. Para a servidora Nathália Rondon, a campanha é importante para lembrar as pessoas de fazer o autoexame regularmente. “Usaremos o laço durante o mês de outubro para promover a conscientização. Todos precisam ficar atentos. Além disso, a campanha deixa a cidade mais bonita”, salienta.

O analista de desenvolvimento econômico e social, Gilvan Leão Ormond, lembra que não só as mulheres, mas também os homens podem ter câncer de mama. “A prevenção e o diagnóstico precoce são decisivos e podem aumentar a possibilidade de cura. Os homens quase não fazem esse tipo de exame, por não ser tão comum. Mas é importante ter cuidado”, alerta.

O Procon-MT também recebeu decoração especial, com balões cor-de-rosa, para dar maior visibilidade à campanha de luta contra o câncer.

Sintomas do câncer de mama

Conforme o Instituto Nacional do Câncer (Inca), os sintomas do câncer de mama palpável são o nódulo ou tumor no seio, acompanhado ou não de dor mamária. Podem surgir alterações na pele que recobre a mama, como abaulamentos ou retrações ou um aspecto semelhante a casca de uma laranja. Podem também surgir nódulos palpáveis na axila.

Outubro Rosa 2015

A Campanha Outubro Rosa 2015, promovida pelo MTmama amigos do peito, foi aberta oficialmente em Mato Grosso na quarta-feira (30/09), com a iluminação na cor rosa da Igreja Nossa Senhora Auxiliadora. Conforme o site da entidade, este ano a campanha destaca o tema "Depende de nós", mostrando que todo mundo pode dar a sua parcela de contribuição ao incentivar o autoexame e o diagnóstico precoce do câncer de mama.

Atendimento no Procon

O Procon-MT atende em sua sede estadual na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (do CPA), nº 917, Edifício Eldorado Executive Center – Bairro Araés, de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h. Para registro de reclamações, audiências, consulta de processos e protocolo de documentos, o consumidor pode procurar a sede do Procon-MT, de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 17h30.

No Posto no Ganha Tempo, o atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 18h30, e aos sábados, das 07h30 às 12h. No Posto na Assembleia Legislativa, o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 151 ou 3613-8500. 18h. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 151 ou 3613-8500.