Caravana: Procon Estadual registra mais de 350 atendimentos durante a caravana da Transformação

O Procon Estadual, órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), realizou mais de 350 atendimentos durante a 3ª edição da Caravana da Transformação. A ação, que aconteceu na última sexta-feira e sábado (11 e 12.11), em Canarana (a 823 km de Cuiabá), beneficiou a população dos municípios da região noroeste de Mato Grosso.

O secretário da Sejudh, Márcio Dorileo, destaca que a participação do Procon é importante para levar informação aos consumidores, em especial para a população das cidades que não têm Procon Municipal. “Hoje, existem 50 unidades de Procon em Mato Grosso, sendo 46 municipais e quatro estaduais. Uma das metas do governo do Estado é implantar mais unidades no interior, garantindo o acesso da população ao órgão”, informa.

Durante a Caravana, os servidores do Procon prestaram orientações jurídicas sobre os direitos e deveres dos consumidores, distribuíram materiais informativos e auxiliaram a população a registrar reclamações na plataforma on-line www.consumidor.gov.br. O Procon trabalhou, também, com a Educação para o Consumo, desenvolvendo atividades lúdicas e educativas com crianças e jovens que participaram do evento.

Os servidores Benedito Cleber da Silva e Maurel Amorim ministraram, ainda, palestra sobre “Direitos Básicos do Consumidor” para alunos da Escola Estadual 31 de Março. O evento, que aconteceu no dia na quinta-feira (10.11), reuniu 120 estudantes do 7º e 8º anos do Ensino Fundamental.

Segundo a diretora Valéria Moreira, a palestra do Procon é importante para o aprendizado, pois reforça os conteúdos do currículo escolar e, também, despertam o interesse dos alunos para melhor cuidar da economia doméstica.

“As crianças e os jovens disseminam o que aprendem com a família. Por isso, trabalhar com a Educação para o Consumo desde cedo é essencial para formar consumidores mais conscientes dos seus direitos e deveres e multiplicadores desse conhecimento com a comunidade”, alerta Maurel Amorim.

Serviço

O Procon-MT é um órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) e atende em sua sede estadual na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (do CPA), nº 917, Edifício Eldorado Executive Center – Bairro Araés, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, para registro de reclamações, audiências, consulta de processos e protocolo de documentos.

Nos postos de Ganha Tempo da Praça Ipiranga e do Várzea Grande Shopping, o atendimento ao público também é de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h. No posto da Assembleia Legislativa (AL), o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 07h às 18h.

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 151 ou (65) 3613-8500.