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Casas Bahia lidera ranking do Cadastro de Reclamações Fundamentadas de 2013

Solange Wollenhaupt

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O Procon Estadual, órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), divulgou na tarde desta segunda-feira (17), o Cadastro Estadual de Reclamações Fundamentadas, referente a 2013. O documento reúne as reclamações registradas no órgão fiscalizador no período de 01/01/2013 a 31/12/2013 e poderá ser consultado na íntegra no sítio da internet www.procon.mt.gov.br ou nos balcões de atendimento do Procon-MT.

Conforme a superintendente, Gisela Viana, a elaboração e divulgação do Cadastro de Reclamações Fundamentadas é um dever dos órgãos públicos que trabalham com a defesa do consumidor, prevista no Código de Defesa do Consumidor (CDC-art. 44). Integram o Cadastro Estadual de Reclamações Fundamentadas as demandas dos consumidores registradas como reclamação e que, após análise técnica dos órgãos públicos de defesa do consumidor, foram consideradas fundamentadas. O cadastro informa ainda se as reclamações foram ou não atendidas pelos fornecedores, explica a superintendente do órgão fiscalizador.

Com relação aos fornecedores mais reclamados, em primeiro lugar ficou o grupo 'Casas Bahia/Ponto Frio/ Nova Ponto.com'; em segundo lugar a 'Claro/Embratel'; em terceiro a 'Oi'; em quarto lugar a rede 'Máquina de Vendas/City Lar'; em quinto lugar a 'CAB Cuiabá'; em sexto lugar a rede 'Cemat'; em sétimo a 'Novo Mundo Móveis e Utilidades Ltda'; em oitavo lugar a 'Sansung'; em nono lugar a 'LG' e em décimo lugar o grupo 'B2W/Lojas Americanas'.

“Em 2013, a área de 'Produtos' manteve-se em 1º lugar no ranking de reclamações fundamentadas em Mato Grosso, com 50,7% das reclamações, fato que tem como causas a ausência de assistências técnicas autorizadas no Estado e do serviço de pós-venda pelos fabricantes de aparelho celular, eletroeletrônico, linha branca e móveis para casa em geral, informa Gisela Viana. O segundo lugar foi ocupado pela área 'Serviços Essenciais', com 22,8% das reclamações; o terceiro lugar pela área 'Serviços Privados', com 12,1% das reclamações; em quarto lugar, 'Serviços Financeiros', com 11,2% das reclamações; em quinto lugar a área de 'Alimentos', com 1,3% das reclamações; em sexto lugar 'Habitação', com 1,3% das reclamações; e em sétimo lugar a área de 'Saúde', com 0,6% das reclamações registradas.

Os três primeiros fornecedores mais reclamados por área são:

Produtos: 1) 'Casas Bahia/Ponto Frio/ Nova Ponto.com'; 2) Novo Mundo Móveis e Utilidades Ltda; 3) 'Máquina de Vendas/City Lar'.

Serviços Essenciais: 1) CAB Cuiabá; 2) Cemat; 3) Oi.

Serviços Privados: 1) Claro/Embratel; 2) Sky; 3) Casa de Festas Produções e Eventos Ltda.

Serviços Financeiros: 1) Bradesco; 2) Itaú; 3) Banco do Brasil.

Alimentos: 1) Comati Comercial de Alimentos Ltda; 2) Leve Comércio de Alimentos Ltda; 3) Nova Era Comercial de Alimentos Ltda.

Habitação: 1) Concremax Concreto Eng. e Saneamento Ltda; 2) Goldfarb PDG Incorporações Ltda; 3) Lotufo Engenharia e Construções Ltda.

Outro dado importante é o ranking dos fornecedores que menos atendem as reclamações dos consumidores de Mato Grosso. Desses, ocupa o primeiro lugar a empresa 'Sony Ericsson'; o segundo lugar a 'B2W/Lojas Americanas; o terceiro lugar o 'Banco do Brasil'; o quarto lugar o 'Bradesco'; o quinto lugar o 'Novo Mundo Móveis e Utilidades Ltda'; o sexto lugar a 'Tim/Intelig'; o sétimo lugar a 'Whirlpool/Mutibras/Consul/Brastemp/CompraCerta'; o oitavo lugar a 'Claro/Embratel'; o nono lugar a 'LG' e o décimo lugar a 'Vivo/Telefônica'.

Conhecer os dados do Cadastro é uma forma de analisar quais fornecedores são reclamados junto ao Procon e, dentre os reclamados, quais resolvem e quais não resolvem os problemas dos consumidores, informação que poderá ser decisiva no momento de comprar novos produtos ou contratar serviços no mercado de consumo, alerta o gerente de Fiscalização, Ivo Firmo.

Para mais informações, procure o Procon-MT pelos telefones 151 ou 3613-8500. E para formalizar reclamações, o órgão atende em sua Sede Estadual na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, nº 917, Edifício Eldorado Executive Center – Bairro Araés, das 13 às 19 horas e no Posto de Atendimento do Ganha Tempo, de segunda a sexta-feira das 07h30min às 18h30min e aos sábados das 07h30min às 12 horas.