Pular para o conteúdo
Voltar

Consumers International: Representantes do Procon-MT participam de congresso mundial em Brasília

Solange Wollenhaupt

A | A

Representantes do Procon Estadual estão em Brasília, participando do 20° Congresso Mundial da Consumers International, o maior evento internacional sobre direito do consumidor do mundo. O Congresso, que acontece de 18 a 20 de novembro de 2015, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), está sendo realizado pela primeira vez no país e reúne representantes de mais de 120 países.

Durante a abertura, ocorrida nesta quarta-feira (18.11), pela manhã, a presidente Dilma Roussef disse que o governo federal estabeleceu a proteção do consumidor como uma política de Estado. A presidente também lembrou a importância de o congresso ser realizado no país, no ano em que o Brasil celebra os 25 anos do Código de Proteção e Defesa do Consumidor (CDC) e destacou ações recentes - como a implantação da plataforma de solução alternativa de problemas de consumo pela internet www.consumidor.gov.br - que mostram a importância da regulação das relações de consumo para o governo e para a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon).

Conforme o site do evento, o tema central do congresso é “Potencializando o poder do consumidor: uma nova visão para o mercado global”. Além de mostras e exposições, o evento terá diversas palestras, sobre o contexto do consumidor emergente global em seu dia a dia e seus direitos e responsabilidades em um mundo cada vez mais digitalizado e globalizado.

A superintendente do Procon-MT, Gisela Simona Viana, participou da comitiva do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor que teve acesso à presidente da República. Na oportunidade, foi entregue a Dilma Roussef uma camiseta com a divulgação da plataforma www.consumidor.gov.br, criada pelo Ministério da Justiça (MJ) e monitorada pelos Procons de todo país, que tem oportunizado a solução de milhares de conflito de consumo no país.

Além da superintendente, participam da 20ª Edição do Congresso Mundial da Consumers International, em Brasília os servidores Cristiane Vaz dos Santos (conciliadora de defesa do consumidor), Daiane Oliveira (técnica em desenvolvimento econômico e social) e Janaína Amaral (fiscal de defesa do consumidor).

Atendimento no Procon

O Procon-MT atende em sua sede estadual na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (do CPA), nº 917, Edifício Eldorado Executive Center – Bairro Araés, de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h. Para registro de reclamações, audiências, consulta de processos e protocolo de documentos, o consumidor pode procurar a sede do Procon-MT, de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 17h30.

No posto no Ganha Tempo, o atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 18h30, e aos sábados, das 07h30 às 12h. No Posto na Assembleia Legislativa, o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 151 ou 3613-8500. 18h. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 151 ou 3613-8500.