Consumo e cidadania: Procon-MT participa de workshop em escola de Cuiabá

O Procon Estadual participou, no último dia 07, do III Workshop “Cidadão Global”, realizado na Escola Municipal de Ensino Básico Padre Raimundo Conceição Pombo Moreira da Cruz, no bairro Parque Cuiabá. O evento faz parte do programa educativo “O Ser Humano em Formação: Identidade, Diversidade e Cidadania Global”, desenvolvido pela unidade escolar com o objetivo de valorizar as pesquisas realizadas pelos alunos no primeiro semestre, voltadas à formação de cidadãos autônomos e críticos.

O workshop foi aberto à comunidade escolar. Os visitantes puderam conferir produções sobre meio ambiente, combate à dengue, reciclagem, direitos e deveres do cidadão, além de participarem da palestra sobre “Direitos Básicos do Consumidor”, ministrada pela conciliadora de defesa do consumidor do Procon-MT, Márcia Santos.

“A intenção do Procon Estadual, enquanto órgão de proteção e defesa do consumidor, é estreitar os laços com as escolas e desenvolver ações educativas que possam contribuir com a formação acadêmica e preparar os alunos para a tomada de decisões necessárias no mercado de consumo”, explica a gerente de Informação, Divulgação e Educação para o Consumo, Marluce Pereira de Souza.

Para a diretora da escola, Márcia Aparecida Pinheiro, as ações que o Procon Estadual realiza com as comunidades escolares são de grande importância para auxiliar na formação de bons consumidores. “Os alunos e familiares que puderam participar da palestra educativa do Procon tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre direitos do consumidor e exercer a cidadania”, destacou Márcia Aparecida.

Serviço

O Procon-MT é um órgão vinculado à Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh-MT) e atende, na sede estadual, localizada na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (do CPA), nº 917, Edifício Eldorado Executive Center – Bairro Araés, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Para registro de reclamações, audiências, consulta de processos e protocolo de documentos, o consumidor pode procurar a sede do Procon-MT, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30.

No posto no Ganha Tempo, o atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados, das 7h30 às 12h. Nos postos da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e do Várzea Grande Shopping, o atendimento é de segunda a sexta-feira (das 7h às 18h na ALMT e das 9h às 19h no Shopping em Várzea Grande). Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 151 ou (65) 3613-8500.