Pular para o conteúdo
Voltar

Dicas para combater o Superendividamento

Dominique Biancardini

A | A

Com o crescimento de consumo, a facilidade de obtenção de crédito e a publicidade agressiva de oferta ao crédito, fizeram os consumidores passarem a comprar mais.

Referidos fatores aliados a falta de transparência em algumas negociações envolvendo empréstimos, utilização de limite de cartão de crédito, de cheque especial esta aumentando as reclamações envolvendo assuntos financeiros, tanto que nesse ano de 2011 já foram registrados 1.731 atendimentos.

Assim, para obter uma vida financeira saudável é necessário saber administrar o dinheiro, planejando seus gastos, comprando produtos e serviços de forma que se garanta sempre o pagamento de despesas para preservar o mínimo existencial, tais como alimentação, água, moradia, energia elétrica, saúde, dentre outros.

Caso contrário ocorre o SUPERENDIVIDAMENTO, que consiste num conjunto de compromissos de crédito feitos pelo consumidor, além daquilo que ele pode realmente gastar, causando um desequilíbrio em sua renda, comprometendo seu sustento e de sua família.

A dica é educação financeira, pois, compreendendo e administrando nossas finanças, através do planejamento de gastos e programação de metas para compras e investimentos é possível alcançar bons resultados e evitar situações como endividamento, desentendimentos familiares, entre outros problemas.

O primeiro passo é conhecer sua vida financeira atual, colocar no papel todas as despesas e receitas. Na seqüência, é importante reavaliar, constatar o que pode ser cortado das despesas, além de adotar hábitos de consumo, compatíveis com sua renda.

Atitudes simples como essas são as melhores formas para se precaver das dívidas excessivas. Poupar mais e gastar menos é um regra simples para não entrar no quadro de superendividamento.

O PROCON Estadual disponibiliza uma cartilha a todos que tem interesse em receber dicas para elaborar seu orçamento doméstico e prevenir o superendividamento.

Para mais informações, o Procon de Mato Grosso está localizado na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, n. 917, e atende ao público de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h. O órgão possui também um posto de atendimento no Ganha Tempo, Centro. Os telefones para dúvidas e orientações são 151 ou 3613-8500.