Pular para o conteúdo
Voltar

Direitos do Consumidor: Procon Estadual é parceiro do Senar no Mutirão Rural

Solange Wollenhaupt

A | A

O Procon Estadual é um dos parceiros do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) na realização do Mutirão Rural. O programa, criado em 1996, tem como objetivo levar cidadania à zona rural, com a oferta de diversos serviços gratuitos à comunidade.

De acordo com a programação estabelecida entre o Senar e parceiros, neste ano está prevista a realização de 52 eventos, em diversos municípios de Mato Grosso. A meta é atender cerca de 17 mil pessoas e realizar 68 mil atendimentos. A superintendente Gisela Simona Viana salienta que a parceria é fundamental para levar serviços importantes a comunidades que ficam longe dos grandes centros e da Capital. “Muitas vezes, a população não tem acesso aos serviços oportunizados no mutirão. No caso do Procon, nossos principais objetivos são promover a educação para o consumo e orientar as pessoas acerca de seus direitos”, explica.

Para a servidora do Procon, Marcelly Laura Silva, participar do mutirão e levar informação e serviços sociais à população rural é gratificante. “Nós esclarecemos dúvidas sobre os direitos dos consumidores, distribuímos material informativo para a população e realizamos atividades educativas com as crianças. É recompensador poder ajudar as pessoas”, destaca.

Além das atividades desenvolvidas pelo Procon Estadual, também são oferecidos serviços de saúde, confecção da segunda via de documentos pessoais, orientações sobre leis de trânsito, oficinas de automaquiagem, planejamento e aproveitamento de alimentos e manutenção de tratores agrícolas, entre outros. O mutirão proporciona, ainda, atividades diversas voltadas às crianças, como pintura facial artística, gincana esportiva e recreação.

As ações do Mutirão Rural iniciaram em fevereiro. Na última semana, foram realizados atendimentos no assentamento Cabeceira do Alferes, em Acorizal; Rosário Oeste; Chapada dos Guimarães e Nossa Senhora do Livramento. As atividades prosseguem na quinta-feira (25) em Cáceres e na sexta-feira (26) em Mirassol. Na segunda-feira (29), a comunidade de Porto Espiridião receberá o Mutirão e a equipe do Procon Estadual.

2015

Criado em 1996, o programa é um dos mais antigos do Senar-MT. Em 2015, foram realizados 40 eventos e atendidas cerca de 13 mil pessoas, totalizando aproximadamente 52 mil atendimentos.

Serviço

O Procon-MT é um órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) e atende em sua sede estadual na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (do CPA), nº 917, Edifício Eldorado Executive Center – Bairro Araés, de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h. Para registro de reclamações, audiências, consulta de processos e protocolo de documentos, o consumidor pode procurar a sede do Procon-MT, de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 17h30.

No posto no Ganha Tempo, o atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 18h30, e aos sábados, das 07h30 às 12h. No Posto na Assembleia Legislativa, o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 151 ou 3613-8500.