Educação para o consumo: Confira agenda de palestras do Procon-MT para maio

O Procon Estadual promove durante o mês de maio diversas atividades de educação para o consumo em escolas de Cuiabá e Várzea Grande. Conforme a gerente de Informação, Divulgação e Educação para o Consumo, Marluce Pereira de Souza, as ações têm o objetivo de levar conhecimento aos alunos e comunidade escolar sobre seus direitos enquanto consumidores e prepará-los para tomar decisões conscientes no seu dia a dia, nas contratações de serviços e na aquisição de bens.

Dentre as atividades, que integram o projeto de 'Educação para o Consumo' desenvolvido pelo Procon-MT, destacam-se as palestras sobre direitos básicos do consumidor e superendividamento. As palestras são ministradas por conciliadores de defesa do consumidor do Procon-MT e voltadas aos alunos das séries finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e comunidade.

O órgão também realizará neste mês duas palestras orientativas para fornecedores dos municípios de Tangará da Serra (17.05) e Primavera do Leste (19.05), a cargo da Gerência de Fiscalização, Controle e Monitoramento de Mercado. De acordo com o gerente do setor, Ivo Vinícius Firmo, os eventos, organizados em parceria com os Procons Municipais, têm o objetivo de orientar os fornecedores sobre a adequação do comércio varejista ao Código de Proteção e Defesa do Consumidor (CDC).

Para solicitar palestras do Procon-MT os interessados devem entrar em contato com o órgão, através do telefone (65) 3613-8507. Confira abaixo a programação de palestras agendadas para maio:

Palestras para instituições de ensino/centros de convivência:

Dia 04/05: 1) Escola Estadual Profª Cleinia Rosalina de Souza (Cuiabá - Bairro Planalto), às 7h30min e às 9h30min;

2) Escola Estadual Tiradentes (Cuiabá - Morada da Serra), às 15h e às 16h50min.

Dia 05/05: 1) Escola Estadual Tiradentes (Cuiabá - Morada da Serra), às 14h;

2) Escola Estadual Profª Cleinia Rosalina de Souza (Cuiabá - Bairro Planalto), às 7h30min;

07/05: Escola Municipal de Ensino Básico Dr. Fábio (Cuiabá - Bairro Dr. Fábio), às 9h;

09/05: Colégio Evolução (Várzea Grande - Parque do Lago), às 8h;

10/05: 1) Escola Estadual Tiradentes (Cuiabá - Morada da Serra), às 13h;

2) Escola Estadual Padre João Panarotto (Cuiabá – CPA IV), às 7h; às 8h e às 10h;

11/05: Escola Estadual Padre João Panarotto (Cuiabá – CPA IV), às 7h e às 8h;

12/05: Escola Estadual Júlio Müller (Várzea Grande – Cristo Rei), às 8h e às 14h;

17/05: Escola Estadual Júlio Müller (Várzea Grande – Cristo Rei), às 19h;

20/05: Centro de Convivência de Idosos Padre Firmo (Cuiabá - Dom Aquino), 8h30min;

25/05: Escola Estadual Liceu Cuiabano (Cuiabá – Quilombo), 11h; 17h; 21h50min.

Palestras para fornecedores:

17/05: Tangará da Serra: local a definir, às 19h30min.

19/05: Primavera do Leste: Associação Comercial e Empresarial de Primavera do Leste (Aciple), às 19h30min.

Atendimento no Procon

O Procon-MT é um órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) e atende em sua sede estadual na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (do CPA), nº 917, Edifício Eldorado Executive Center – Bairro Araés, de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h. Para registro de reclamações, audiências, consulta de processos e protocolo de documentos, o consumidor pode procurar a sede do Procon-MT, de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 17h30.

No posto no Ganha Tempo, o atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 18h30, e aos sábados, das 07h30 às 12h. Nos postos da Assembleia Legislativa e do Várzea Grande Shopping, o atendimento é de segunda a sexta-feira (das 07h às 18h na AL e das 09h às 19h no Shopping em Várzea Grande). Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 151 ou (65) 3613-8500.