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Energia Elétrica foi o serviço mais reclamado no Procon Estadual em 2011

Dominique Biancardini

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Durante o ano de 2011 foram registrados um total de 13.005 (treze mil e cinco) processos junto a Superintendência de Defesa do Consumidor do Estado de Mato Grosso PROCON/MT, do qual 1.494 tratam de serviço de energia elétrica. Os consumidores reclamam principalmente de cobranças indevidas nas suas faturas de energia elétrica, com valores superiores a média de consumo no imóvel.

Em segundo lugar, as reclamações são de serviços de telefonia móvel com 1.232 reclamações, referente à cobrança de valores superiores aquelas ofertadas pelas operadoras de telefonia celular.

Destaca-se no ranking, na posição de terceiro lugar as reclamações envolvendo as instituições financeiro sendo banco comercial com 864 procedimentos abertos referente a tarifas e valores cobrados indevidamente, práticas e cláusulas abusivas nos serviços bancários, além dos cartões de crédito que atingiram a marca de 840 procedimentos.

Ainda no topo, em 5º lugar, destaca-se que dentre os produtos, os aparelhos de telefone celular foram os mais reclamados, ante os problemas apresentados dentro do prazo de garantia e não reparados pelos fornecedores somando a quantia de 791 reclamações.

O serviço de água e esgoto também registrou uma demanda de 622 processos, referente a cobranças indevidas por falha na prestação de serviço, dentre outros.

As demais demandas podem ser conferidas no quadro abaixo, no qual as reclamações foram agrupadas por área e assuntos mais reclamados.

Na data de 15 de março, quando o PROCON fará a comemoração do Dia Mundial do Consumidor será realizado a divulgação do nome das empresas mais reclamadas do PROCON em 2011, por meio do Cadastro de Reclamações Fundamentadas.

Área e Assuntos Reclamados 01/01/2011 a 31/12/2011 SERVIÇOS ESSENCIAIS = 3988 Serviço de telefonia celular - 1232 Energia Elétrica - 1494 Água e Esgoto - 622 ........................................ PRODUTOS = 3761 Aparelho Celular - 791 Produtos de Informática - 305 Móveis para casa - 237 ....................................... ASSUNTOS FINANCEIROS = 3165 Cartão de crédito - 840 Cartão de loja - 419 Banco comercial - 864 ....................................... SERVIÇOS PRIVADOS = 1353 Provedor de acesso a internet - 352 TVs por Assinatura - 207 Instituição de Ensino (escolas)- 121 ...................................... SAÚDE = 211 Planos de saúde regulamentados - 72 Planos Odontológicos - 32 Assistência Médica e Odontológica - 27 ......................................... ALIMENTOS = 195 ......................................... HABITAÇÃO = 149

Para mais informações ligue 3613-8500 ou 151, sendo que o PROCON-MT atende de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, em sua sede Estadual (Av. Historiador Rubens de Mendonça, nº 917, Edifício Eldorado Executive Center, bairro Araés), ou de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados, das 7h30 ao meio dia, no posto de atendimento do órgão no Ganha Tempo (Praça Ipiranga, Centro).