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Energia elétrica lidera ranking de reclamações de outubro

Solange Wollenhaupt

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Em outubro deste ano, o Procon Estadual registrou 2.880 atendimentos de consumidores. Por meio do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) foram 2.128 registros, enquanto que pela ferramenta de atendimento online – www.consumidor.gov.br – foram 752 reclamações em Mato Grosso.

No Sindec, o setor “Serviços Essenciais” segue em primeiro lugar em número de registros, com 1.076 reclamações. Liderando o setor está a categoria “Energia Elétrica”, com 397 atendimentos, seguida por “Água e Esgoto”, que teve 391 registros. A terceira posição ficou com “Telefonia Celular”, com 199 reclamações.

Com 348 reclamações, o setor “Assuntos Financeiros” ocupa a segunda posição, registrando 131 procedimentos para a categoria “Banco Comercial”, 91 para “Cartão de Crédito” e 33 para “Cartão de Loja”.

A área “Produtos” ocupa o terceiro lugar, com 311 atendimentos: 54 reclamações para a categoria “Telefone” (Convencional, Celular, Interfone, etc.), 23 para “Aquecedor/Ventilador/Ar Condicionado/Circulador de Ar”, e 19 para “Geladeira e Freezer”.

Já o setor “Serviços Privados”, com 281 registros, está na quarta posição do ranking, com 114 procedimentos para a categoria “TV por Assinatura”, 29 para “Escola” (Pré, 1º, 2º Graus e Superior) e 23 para os setores “Cursos Livres” e “Estabelecimento Comercial” (supermercado, loja, padaria, locadora, frutaria, etc), que ficaram empatados.

Em quinto lugar está o setor “Saúde”, que registrou 53 reclamações: 16 para a categoria “Plano de Saúde Regulamentado”, doze para “Farmácia/Drograria” e dez para “Convênio de Assistência Médica/Odontológica”. O setor “Habitação” ocupa o sexto lugar com 31 reclamações. Na última posição está a categoria “Alimentos”, como 28 registros.

Integram o banco de dados do Procon-MT os registros efetuados na sede do órgão e nos postos de atendimento do Ganha Tempo e da Assembleia Legislativa.

Atendimento online

Por meio da plataforma www.consumidor.gov.br , o Procon registrou 752 reclamações em Mato Grosso. A área “Telecomunicações” lidera o ranking com 397 registros. Em segundo lugar estão os “Serviços Financeiros”, com 191 reclamações; em terceiro “Produtos de Telefonia e Informática”, com 97 registros. Na quarta posição da plataforma estão empatados os setores “Produtos Eletrodomésticos e Eletrônicos” e “Demais Produtos”, com 17 atendimentos cada.

O quinto lugar do ranking é ocupado pela categoria “Demais Serviços”, que recebeu 14 reclamações, seguido de “Transportes”, que com dez registros, ocupa o sexto lugar. Na sétima posição estão as áreas “Saúde” e “Turismo e Viagens”, com três reclamações cada. A área “Água, energia e gás” teve dois registros e “Educação” teve uma reclamação. Já as categorias “Alimentos”, “Habitação” não tiveram reclamações registradas no mês de outubro na plataforma www.consumidor.gov.br .

Serviço

O Procon-MT atende em sua sede estadual na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (do CPA), nº 917, Edifício Eldorado Executive Center – Bairro Araés, de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h. Para registro de reclamações, audiências, consulta de processos e protocolo de documentos, o consumidor pode procurar a sede do Procon-MT, de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 17h30.

No Posto do Ganha Tempo o atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 18h30, e aos sábados, das 07h30 às 12h. No Posto na Assembleia Legislativa o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Outras informações pelos telefones 151 ou 3613-8500.