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Energia Elétrica lidera ranking de reclamações no mês de abril

Dominique Biancardini

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Segundo dados do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), o setor de serviços essenciais ficou em primeiro lugar em reclamações. No mês de abril foram (1094) reclamações, sendo (313) reclamações para o setor de serviços essenciais.

O setor de Serviços Essenciais foi responsável por (313) registros no órgão estadual de defesa do consumidor, mantendo-se na primeira posição do ranking. Ficando (116) reclamações sobre energia elétrica, (88) para telefonia celular e (68) reclamações, para telefonia fixa.

Setor de Produtos ficou em segundo lugar com (284) reclamações, sendo (46) para aparelho de telefone, (27) para produto de informática e (26) para móveis de quarto. Em terceiro lugar, ficou o setor financeiro com (268) reclamações, os bancos comerciais com (125) reclamações, (57) reclamações sobre cartão de crédito e (25) reclamações para cartão de loja.

Serviços Privados com (188) reclamações ficou em quarto lugar. Os fornecedores de serviços de TV por assinatura (40), Informática (38) e estabelecimento comercial (25) são os mais reclamados do segmento.

O setor de alimentos registrou (26) reclamações no PROCON-MT, ocupando assim, o quinto lugar do ranking. Já em penúltimo e último lugar, respectivamente, permanecem os setores de saúde e habitação. Juntos, os dois setores apresentaram (15) reclamações no mês de abril de 2012.

Em comparativo ao mês de abril de 2011, foram registradas o total de (884) reclamações, o que demonstra aumento do número de consumidores que estão procurando o órgão para fazer suas reclamações.

“É muito importante o consumidor reclamar oficialmente sobre práticas abusivas, pois são através dessas denúncias que o PROCON defini algumas atuações mais estratégicas e até mesmo em parceria com outros órgãos de defesa do consumidor, tal como Defensoria Pública e Ministério Público”, ressaltou a Superintendente de Defesa do Consumidor, Gisela Simona Viana de Souza”.

Para mais esclarecimentos, procure o Procon-MT pelos telefones 151 ou 3613-8500. E para formalizar reclamações, o órgão atende em sua Sede Estadual na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, nº 917, Edifício Eldorado Executive Center – Bairro Araés.