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Governo Estadual realiza 1ª Reunião Técnica de Procons de 2015

Solange Wollenhaupt

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Representantes das 45 unidades de Procon de Mato Grosso, que integram o Sistema Estadual de Defesa do Consumidor, estão em Cuiabá, participando da 1ª Reunião Técnica de 2015. No encontro, que é promovido pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), através do Procon Estadual, serão discutidos assuntos relacionados à defesa do consumidor e à atuação do órgão fiscalizador.

Durante a abertura, o secretário da Sejudh Márcio Dorileo destacou a importância dos Procons para a promoção da cidadania e das reuniões técnicas para a troca de conhecimento. “O evento reúne representações de Procons do interior e do Procon Estadual, permitindo a troca de experiências e, principalmente, o planejamento de estratégias para o fortalecimento da política de defesa do consumidor como um direito humano e um direito fundamental”, destacou Dorileo, salientando que defesa do consumidor não é uma política de governo, mas uma política de Estado para Mato Grosso.

Para a superintendente do Procon-MT, Gisela Viana, as reuniões técnicas são essenciais, pois permitem que funcionários dos Procons compartilhem problemas e busquem soluções conjuntas para melhor atender aos consumidores mato-grossenses. A superintendente lembrou também que em 2015 o Código de Defesa do Consumidor (CDC) completa 25 anos. “É o momento de refletir sobre as conquistas da defesa do consumidor, definir os objetivos para o decorrer do ano e buscar estratégias para solucionar os problemas de consumo mais demandados em nosso Estado”, ponderou.

Durante o evento, que acontece nesta quinta e sexta-feira (26 e 27.02), no Auditório da Polícia Civil, em Cuiabá, das 9h às 18h, serão tratados temas como o boletim do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec); plataforma consumidor.gov.br; Campanha de Combate ao Superendividamento; ações do Ministério da Agricultura, Agropecuária e Abastecimento de interesse do consumidor; ações dos Procons no aumento de preços de combustíveis; atualização de legislações de Defesa do Consumidor; Cadastro de Reclamações Fundamentadas; bloqueio de dados pelas operadoras de telefonia móvel; serviços de água e energia elétrica; transporte aéreo; Fundo de Financiamento Estudantil (Fies); entre outros.

Para mais informações, procure o Procon-MT pelos telefones 151 ou 3613-8500. O órgão atende em sua sede estadual na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, nº 917, Edifício Eldorado Executive Center – Bairro Araés, de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h. Para registro de reclamações, audiências, consulta de processos e protocolo de documentos, o consumidor pode procurar a sede do Procon-MT, de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 17h30. O órgão também possui Posto no Ganha Tempo, com atendimento ao público de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 18h30, e aos sábados, das 07h30 às 12h.