Pular para o conteúdo
Voltar

Inmetro testa dez marcas de cerveja sem álcool

Hannah Marques

A | A

Como bebida alcoólica e direção não se misturam, a cerveja sem álcool se tornou uma alternativa cada vez mais popular, por trazer a garantia do mínimo ou nenhum teor alcoólico em seus produtos. Ainda assim, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) avaliou dez marcas de cervejas sem álcool comercializadas no país, sendo seis nacionais e quatro importadas, para verificar o teor etílico. Todas foram aprovadas, o que garante segurança e tranquilidade para quem está ao volante.

O Programa de Análise de Produtos do Inmetro também fez testes com consumidores, utilizando bafômetros e simulando uma Operação da Lei Seca, para avaliar os efeitos de se consumir moderadamente cervejas sem álcool e após dirigir.

Foram aplicados testes em quatro voluntários para cada marca de cerveja e todos os consumidores passaram pelo bafômetro sem acusar nenhuma quantidade de álcool, permanecendo 0,0 mg/l em todos os sopros. Os participantes foram selecionados entre homens e mulheres, com perfis variados em relação ao consumo de álcool, com avaliação dos resultados 15 a 30 minutos após a ingestão.

Os resultados foram divulgados no final de agosto no site do Inmetro e mostram que cervejas com até 0,5% de teor alcoólico podem ser anunciadas como "sem álcool" e que a ingestão moderada deste tipo de produto não provoca alterações no teste do bafômetro. O Inmetro analisou as seguintes marcas: Bavária (0,0%), Brahma (0,0%), Colônia (0,2%), Erdinger (0,4%), Estrella Galicia (0,0%), Itaipava (0,0%), Liber (0,0%), Paulaner (0,4%), Schin (0,0%) e Schneider Weisse Tap 3 (0,3%). Confira o relatório completo do site do Inmetro: http://www.inmetro.gov.br/

Atendimento

O Procon-MT atende em sua sede estadual, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (do CPA), nº 917, Edifício Eldorado Executive Center – Bairro Araés, de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h. Para registro de reclamações, audiências, consulta de processos e protocolo de documentos, o consumidor pode procurar a sede do Procon-MT, de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 17h30.

No Posto no Ganha Tempo, o atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 18h30, e aos sábados, das 07h30 às 12h. No Posto na Assembleia Legislativa, o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 151 ou 3613-8500.

*Com informações do Inmetro