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Junho: Serviços Essenciais e Telecomunicações lideram ranking de reclamações no Procon

Assessoria

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Em junho deste ano, o Procon Estadual registrou 2.769 atendimentos. Por meio do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), foram 2.015 registros, enquanto pelo atendimento online – www.consumidor.gov.br – foram 754 reclamações em Mato Grosso.

No Sindec, o campeão de reclamações foi o setor “Serviços Essenciais”, com 1.096 registros. Liderando o setor está a categoria “Energia Elétrica”, com 468 atendimentos, seguido por “Água e Esgoto”, que teve 395 registros. A terceira posição ficou com “Telefonia Celular”, com 148 reclamações.

Em segundo lugar está o setor “Assuntos Financeiros”, com 301 reclamações, registrando 104 procedimentos para a categoria “Banco Comercial”, 51 para “Cartão de Crédito” e 45 para “Financeira”.

A área “Produtos” ocupa o terceiro lugar do ranking, com 301 atendimentos: 64 para a categoria “Telefone” (convencional, celular, interfone, etc), 38 para “Assessório para Vestuário” (bolsa, cinto, chapéu, guarda-chuva, joia, bijuteria, luva, etc.) e 14 para “Microcomputador/Produtos de Informática”.

Já o setor “Serviços Privados”, com 231 registros, está na quarta posição, com 76 procedimentos para “TV por Assinatura”, 36 para “Escola” (Pré, 1º, 2º graus e superior) e 17 para “Estabelecimento Comercial” (supermercado, loja, padaria, locadora, frutaria, etc).

Com 32 reclamações, o setor “Saúde” está em quinto lugar, seguido pelo setor “Alimentos”, com 29 reclamações. A última posição do ranking é ocupada pela categoria “Habitação”, que teve 25 registros.

Integram o banco de dados do Procon-MT os registros efetuados na sede do órgão e nos postos de atendimento do Ganha Tempo da Praça Ipiranga, da Assembleia Legislativa (ALMT) e do Várzea Grande Shopping.

Atendimento online

Por meio da plataforma www.consumidor.gov.br, o Procon registrou 754 reclamações em Mato Grosso. A área “Telecomunicações” lidera o ranking, com 381 registros; em segundo lugar estão os “Serviços Financeiros”, com 193 reclamações; e em terceiro, “Produtos de Telefonia e Informática”, com 84 registros.

As categorias “Produtos Eletrodomésticos e Eletrônicos” e “Demais produtos” estão empatadas, na quarta posição do ranking, com 32 reclamações cada. Ocupando a quinta posição, também estão empatadas as áreas “”Demais Serviços” e “Transportes”, cada uma com 12 ocorrências registradas.

As áreas “”Alimentos” e “Turismo/Viagens” registraram duas reclamações cada. Já as áreas “Água, energia e gás”, “Educação” e “Saúde” tiveram um registro cada. A área “Habitação” não teve reclamações registradas no mês de junho na plataformawww.consumidor.gov.br.

Serviço

O Procon-MT é um órgão vinculado à Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh-MT) e atende na sede estadual, localizada na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (do CPA), nº 917, Edifício Eldorado Executive Center – Bairro Araés, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Para registro de reclamações, audiências, consulta de processos e protocolo de documentos, o consumidor pode procurar a sede de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30.

No posto do Ganha Tempo, o atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados, das 07h30 às 12h. Nos postos da Assembleia Legislativa e do Várzea Grande Shopping, o atendimento é de segunda a sexta-feira (das 7h às 18h na AL e das 9h às 19h no Shopping em Várzea Grande). Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 151 ou (65) 3613-8500.