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Ministério da Justiça lança nova etapa do consumidor.gov

Assessoria de Comunicação

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Nessa terça-feira, 12 de agosto, a Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça apresentou a segunda etapa do serviço público www.consumidor.gov.br que consiste em tornar público o perfil das empresas participantes. Antes mesmo de registrar a reclamação o consumidor poderá verificar várias informações sobre o comportamento da empresa na plataforma.

Estarão disponíveis a quantidade de reclamações finalizadas por empresa, o índice de resolução, a satisfação do consumidor com o atendimento dado e o prazo médio de resposta.

“Por ser um serviço público para solução alternativa de conflitos de consumo é muito importante que toda a sociedade acompanhe o comportamento do mercado“ afirma a secretária Nacional do Consumidor, Juliana Pereira.

A plataforma foi lançada em 27 de junho e já conta com a adesão de 127 empresas outras 52 estão em fase de credenciamento. Possui cerca de 19 mil consumidores cadastrados e mais de 9 mil já registraram suas reclamações.

“Um dos principais objetivos do consumidor.gov é aproximar o consumidor dos fornecedores para solução de problemas. Para isso, criamos um espaço público de conciliação, para que as empresas valorizem muito essa oportunidade e contribuam para a diminuição de litígios judiciais e nos Procons”, completa a secretária.

A plataforma já pode ser acessada pelos consumidores de 16 unidades da federação. AC, AL, AM, BA, DF, ES, GO, MA, MT, MS, MG, PR, PE, RO, RJ e SP. Até 1º de setembro estará disponível para todo o Brasil.