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Mutirão de Atendimento sobre Superendividamento encerra nesta sexta-feira

Dominique Biancardini

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O PROCON Estadual, órgão vinculado a Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos, iniciou no dia 23 de julho (segunda-feira), o Mutirão de Combate ao Superendividamento, com objetivo de auxiliar nas negociações fazendo intermediação entre fornecedor e consumidor.

O Projeto vem atendendo pessoas com dívidas vencidas e não pagas, uso constante do limite de cheque especial e do pagamento mínimo do cartão de crédito, impossibilidade de pagamento dos empréstimos e crediários realizados, dentre outros.

Nesses 03 (três) dias de mutirão, já foram atendidos mais de 900 pessoas superendividadas, superando a campanha do ano de 2010 que foram 584 atendimentos no período todo do evento. A maioria dos consumidores encontram-se com 30% de seu ganho líquido comprometido.

Para o atendimento, os consumidores deverão estar munidos dos seguintes documentos: cópias de RG, CPF, comprovante de residência, comprovante da dívida. No posto de atendimento do Ganha Tempo serão realizados os demais atendimentos do órgão.

A expectativa é que mais de 1.500 consumidores passem pelo órgão.

Com a realização do mutirão, a empresa terá prazo de 05 dias para responder a proposta de acordo feita pelo consumidor. Caso não seja possível chegar a um acordo, uma audiência de conciliação vai acontecer entre os dias 27 a 31 de agosto de 2012, para tentativa de acordo.

“É surpreendente o número de pessoas que reconhecem sua dívida e não conseguem um acordo compatível com a sua possibilidade de pagar com a parte fornecedora, tendo o PROCON nesse projeto a função de aproximar as partes e chegar num valor de pagamento que seja justo tanto para quem paga como para quem vai receber esses valores”, esclarece a Superintendente do PROCON Estadual, Gisela Simona Viana de Souza.

Caso queira formalizar alguma reclamação a sede do Procon-MT sito (Avenida do CPA nº 917 Ed. Eldorado Executive Center, bairro Araés) está aberta ao público de segunda à sexta-feira, das 13h às 19h, e o posto de atendimento do órgão no Ganha Tempo (Centro) de segunda a sexta-feira, das 7h ás 19h, e aos sábados, das 7h ao meio dia.