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Mutirão do Procon proporciona regularização de débitos

Solange Wollenhaupt

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Começou nesta segunda-feira (09.03) a 3ª Edição do Mutirão de Combate ao Superendividamento. A ação, que é promovida pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, através do Procon Estadual, tem o objetivo de facilitar a renegociação de dívidas, além de alertar a sociedade sobre a armadilha que é o superendividamento e orientar a população a se reeducar financeiramente.

A expectativa é que mais de três mil pessoas procurem o Procon para participar do Mutirão. Conforme a superintendente, Gisela Simona Viana, os consumidores farão uma proposta, que será registrada pelos atendentes do órgão em formulário eletrônico. Esse documento será encaminhado ao fornecedor, que num prazo de até cinco dias, deve responder ao consumidor. As demandas que não forem resolvidas nesse prazo serão direcionadas à conciliação, que realizará audiências de 23 a 27 de março. “Na última edição, realizada em 2012, conseguimos resolver 90% das demandas. Queremos superar essa meta”, enfatiza a superintendente, lembrando que a ação integra a programação do Dia Mundial do Consumidor, comemorado mundialmente no dia 15 de março.

Para o consumidor Francisco Nascimento, que mora em Várzea Grande e chegou cedo ao Procon, a iniciativa é importante e beneficia a população que está endividada. “Vim aqui porque a prestação do meu carro está muito alta. Quero baixar esse valor para poder continuar pagando as dez parcelas que faltam.” Já a consumidora Lucia Tomasini explica que quer pagar sua dívida, mas não consegue negociar através do serviço de atendimento ao consumidor (SAC) da empresa. “Fiquei sabendo do Mutirão e procurei o Procon para buscar uma solução. Quero quitar meu débito”, declara.

Para participar da campanha, os interessados devem comparecer à sede do Procon, de 09 a 13 de março, das 9h às 17h, munidos de documentos pessoais e, também, de algum documento que comprove a relação de consumo, como contratos, boletos e contas, por exemplo. A lista com as 65 empresas participantes pode ser consultada no site (www.procon.mt.gov.br) ou na sede do órgão.

Atendimento

De 09 a 13 de março, o Procon Estadual atenderá somente os consumidores que quiserem participar do Mutirão. Os interessados em registrar novas reclamações deverão procurar o órgão a partir do dia 16 de março ou buscar atendimento no posto do Procon Estadual no Ganha Tempo, que funcionará em seu horário normal de expediente.

O Procon Estadual é um órgão vinculado à Sejudh. Para mais informações, procure o Procon-MT pelos telefones 151 ou 3613-8500. O órgão atende em sua sede estadual na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, nº 917, Edifício Eldorado Executive Center – Bairro Araés, de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h. Para registro de reclamações, audiências, consulta de processos e protocolo de documentos, o consumidor pode procurar a sede do Procon-MT, de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 17h30. O órgão também possui Posto no Ganha Tempo, com atendimento ao público de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 18h30, e aos sábados, das 07h30 às 12h.