Palestra sobre Crimes na Relação de Consumo encerra programações do 7º Encontro Estadual de Procons

7º Encontro Estadual de Procons, realizado no município de Alta Floresta
Fabyola Coutinho

Mais de 100 pessoas participaram da palestra ministrada na sexta-feira (26.11) pelo promotor de Justiça do Rio Grande do Norte, José Augusto Perez, na cidade de Alta Floresta. O evento encerrou as programações do 7º Encontro Estadual de Procons, organizado com intuito de padronizar procedimentos administrativos e estratégias para a defesa do consumidor no Estado.

Com o tema “Crime contra Relações de Consumo”, o promotor apresentou algumas infrações ao Código de Defesa do Consumidor (CDC) que são tratadas com ‘mera arbitrariedade’. A venda de produtos vencidos, por exemplo, podem colocar a vida e a saúde do consumidor em risco, mas a prática ainda é comum estabelecimentos alimentícios e farmacêuticos.

“Infelizmente os descumprimentos da legislação consumerista ainda são considerados ‘crimes de colarinho branco’, aqueles com tendência a se apresentarem como práticas normais e aceitáveis pela sociedade”, disse o promotor.

Além da palestra noturna, os 31 representantes de Procons presentes no Encontro Estadual participaram também da apresentação realizada pela superintendente do Procon-MT, Gisela Simona Viana de Souza, sobre a Resolução 414/2010 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A normativa entra em vigor em 1º de dezembro e irá substituir várias resoluções do setor.

Para a coordenador do Procon de Nobres, Hernani Souza, o encontro é um momento de discutir pontos em comuns entre Procons do Estado, além de se interar sobre as mudanças no âmbito das relações de consumo. “Participo sempre das reuniões técnicas e acho bastante produtiva as discussões propostas”, afirmou o coordenador.

A diretora do Procon Municipal de Cuiabá, Cristiane Vaz dos Santos, que participou pela primeira vez do encontro, classificou o evento como de extrema relevância. “Encontros dessa natureza são importantíssimo para o fortalecimento do sistema, pois é o momento em que os componentes dos Procons tem a oportunidade de trocar experiências. Além disso, foi muito gratificante presenciar a inauguração do primeiro Procon com sede própria, o que para mim representa uma injeção de ânimo para todo o sistema ”, destacou Cristiane.

AVANÇOS

Em 2010 Mato Grosso passou a contar com 26 unidades de Procons Municipais, além dos dois postos de atendimento do Procon-MT. No próximo dia 06 de dezembro haverá ainda a inauguração do Procon Municipal de Poconé, elevando para 29 o número de órgãos de defesa do consumidor no Estado.

O Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (Sindec), que integra as reclamações ao Ministério da Justiça, foi instalado em 10 cidades e já existem seis municípios aguardando as adequações técnicas para o funcionamento do sistema.

A expansão do Sindec possibilitou ainda a divulgação do Cadastro Estadual de Reclamações Fundamentadas do Procon-MT e mais sete municípios, entre eles Alta Floresta, Alto Taquari, Barra do Garças, Rondonópolis, Campo Novo do Parecis, Primavera do Leste, Sorriso e Sinop.

O Procon de Sinop criou também o Conselho Municipal de Defesa do Consumidor (Condecon) e iniciou a aplicação de multas administrativas para os fornecedores que desrespeitaram o CDC. O município sediou também a segunda edição do curso de fiscais de Defesa do Consumidor, realizado pelo Procon-MT e já se prepara para fiscalizar o comércio varejista da cidade.

Já o Procon-MT, uma das Superintendências da Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs-MT), participou do primeiro encontro internacional, realizado no Peru para tratar sobre a rede de segurança entre os países da América Latina. Assim, produtos que estão com a comercialização suspensa em países desenvolvidos também não serão vendidos na Américas do Sul e Central.

O órgão estadual de defesa do consumidor já registrou mais de 12 mil reclamações este ano e quase 100 mil atendimentos no Estado, entre palestras, fiscalizações, audiência de conciliação e repasse de informações aos consumidores.