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Pesquisa Nossa Casa: Procon-MT mantém alto grau de confiabilidade

Solange Wollenhaupt

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O Instituto Vetor Pesquisas divulgou nesta semana a segunda parte da pesquisa Nossa Casa 2015, que trata da confiabilidade dos chefes de família cuiabanos em instituições. Conforme a pesquisa, o Procon-MT continua entre as instituições e segmentos sociais com algo grau de confiabilidade, ocupando o sétimo lugar na tabela geral e o segundo lugar entre as instituições públicas estaduais.

A pesquisa mostra que a média de grau de confiabilidade em instituições e segmentos sociais caiu de 70%, em 2013, para 55%, em 2015. O Procon se destaca como uma instituição de alta credibilidade, alcançando média de 72%. Além do Procon, as instituições de maior credibilidade junto aos cuiabanos são a família, bombeiros, institutos de pesquisa de opinião, Exército, escolas e universidades, igreja (instituições religiosas), imprensa local e Ministério Público.

O projeto Nossa Casa tem o objetivo de traçar um diagnóstico da capital de Mato Grosso e é realizada a cada dois anos, com chefes de família da Capital, entre homens e mulheres. A Vetor realiza essa pesquisa desde 1999. No total, foram aplicados 500 questionários, no período entre 20 e 30 de março. O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro é de 4,3%.

Nas edições de 2009, 2011 e 2013, o órgão de defesa do consumidor também ocupou a segunda posição entre as instituições públicas estaduais de maior credibilidade. O primeiro lugar é ocupado pelo Corpo de Bombeiros.

Grau de Confiabilidade

1º) Família: 97%

2º) Corpo de bombeiros: 89%

3º) Institutos de pesquisa de opinião: 84%

4º) Exército: 82%

5º) Escolas e Universidades: 81%

6º) Igreja (instituições religiosas): 81%

7º) Procon: 72%

8º) Imprensa local: 68%

9º) Ministério Público: 66%

O Procon-MT atende em sua sede estadual na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (do CPA), nº 917, Edifício Eldorado Executive Center – Bairro Araés, de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h. Para registro de reclamações, audiências, consulta de processos e protocolo de documentos, o consumidor pode procurar a sede do Procon-MT, de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 17h30.

No Posto no Ganha Tempo, o atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 18h30, e aos sábados, das 07h30 às 12h. No Posto na Assembleia Legislativa, o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 151 ou 3613-8500.