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Planejar viagens de férias é a melhor solução para evitar gastos extras

Dominique Biancardini

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Planejar as férias permite que o período de lazer seja vivido com mais tranquilidade e com menores gastos. Procurar pacotes turísticos de uma empresa de turismo pode ser uma boa opção para quem deseja viajar, mas, antes antes do fechamento do contrato o PROCON orienta buscar informações sobre o fornecedor.

O contrato deve conter todas as informações sobre o pacote turístico (roteiro, formas de pagamento, hotel, tipos de acomodação, passagens, taxas extras, traslados, número de refeições), veja se tudo que foi ofertado verbalmente consta nas cláusulas do contrato. Veja também, se o estabelecimento é cadastrado na Empresa Brasileira de Turismo (Embratur).

O ideal é colocar tudo na ponta do lápis e começar uma poupança durante o ano para pagar tudo à vista. Se isso não for possível, o melhor é quitar as parcelas até a data da viagem para retornar sem dívidas. O consumidor ainda deve sempre levar uma reserva em dinheiro para custos pequenos e imprevistos.

Para a superintendente de Defesa do Consumidor, Gisela Simona Viana de Souza, “é importante fazer pesquisa de preços, pois, é grande a diferença dos pacotes de uma agência para outra, ainda que com os mesmos roteiros”.

Comunique por escrito a agência de viagem se desistir do pacote turístico, lembrando que quanto maior for a antecedência do pedido de desistência, maiores os percentuais para reembolso de valores eventualmente pagos.

Cuidado com sua bagagem! Tome o cuidado de identificá-la com nome, endereço e telefone, para o caso de extravio. Ela será considerada extraviada caso não seja entregue no seu ponto de destino. Neste caso, procure o balcão do fornecedor para reclamar, sempre por escrito.

O Procon Estadual orienta os consumidores a guardarem os seus comprovantes de embarque, pois eles são a prova de que suas bagagens foram entregues para o fornecedor. Você tem ainda a opção, antes do embarque, de declarar os valores atribuídos a sua bagagem. Neste caso, você receberá o valor declarado e aceito pela empresa.

Caso queira formalizar alguma reclamação, a sede do Procon-MT (Avenida do CPA nº 917 Ed. Eldorado Executive Center, bairro Araés) está aberta ao público de segunda à sexta-feira, das 13h às 19h, e o posto de atendimento do órgão no Ganha Tempo (Centro) de segunda a sexta-feira, das 7h ás 19h, e aos sábados, das 7h ao meio dia.