Pontes e Lacerda: Estudantes e fornecedores participam de palestras do Procon-MT

Servidores do Procon Estadual realizam nesta terça-feira (08/11) diversas ações de Educação para o Consumo em Pontes e Lacerda, município localizado a 448 km da Capital. As atividades foram solicitadas e são executadas em parceria com o Procon Municipal.

Nesta manhã, o gerente de Fiscalização, Controle e Monitoramento de Mercado, Ivo Vinícius Firmo, esteve na Escola Estadual 14 de Fevereiro (Av. Bom Jesus, nº 447, Centro), ministrando palestra sobre 'Direitos Básicos do Consumidor'. Cerca de 120 estudantes do Ensino Médio participaram do evento que, além de apresentar as noções básicas dos direitos dos consumidores, também abordou exemplos práticos de problemas que ocorrem no mercado de consumo.

Garantia, prazos para reclamar e para a empresa resolver/consertar o produto foram alguns dos temas que mais geraram dúvidas nos estudantes. Outro questionamento recorrente foi como exercer o direito de arrependimento de compras feitas pela internet. “Nesses casos, é possível desistir da aquisição em até sete dias após a assinatura do contrato ou recebimento da mercadoria. O cancelamento deve ser solicitado por escrito”, alertou Ivo Firmo.

As atividades prosseguem à noite, com palestra para fornecedores na Câmara de Vereadores (Av. Minas Gerais, nº 1510 – Centro), às 19h. “Ações realizadas pelo Procon de Pontes e Lacerda geraram muitas dúvidas nos empresários locais. Nossa intenção é responder os questionamentos dos fornecedores para que eles possam adequar seus estabelecimentos ao Código de Proteção e Defesa do Consumidor”, explica o gerente.

A coordenadora do Procon de Pontes e Lacerda, Kelli Souza, lembra que é a primeira vez que esse tipo de evento é realizado no município. “Será muito esclarecedor para os fornecedores. É uma oportunidade para eles buscarem a orientação do Procon Estadual. Nossa intenção é estreitar a parceria e realizar outros eventos futuramente”. Cerca de 150 empresários do município devem participar da palestra.

Serviço

O Procon-MT é um órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) e atende em sua sede estadual na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (do CPA), nº 917, Edifício Eldorado Executive Center – Bairro Araés, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, para registro de reclamações, audiências, consulta de processos e protocolo de documentos.

Nos postos de Ganha Tempo da Praça Ipiranga e do Várzea Grande Shopping, o atendimento ao público também é de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h. No posto da Assembleia Legislativa (AL), o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 151 ou (65) 3613-8500.