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Procon de Colíder integra Sistema Nacional de Defesa do Consumidor

Erika Rodrigues/Jad Laranjeira

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O Procon Municipal de Colíder (650 km ao Norte de Cuiabá) passará a integrar o Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), a partir desta semana. O Sindec é um banco de dados que disponibiliza informações sobre problemas de consumo registrados nos Procons estaduais e municipais.

Para implantar o sistema e treinar os servidores, as técnicas do Procon Estadual e administradoras do Sindec, Carmem Helena de Mello e Maria Regina Mendonça, estarão em Colíder, de segunda (05) a sexta-feira (09). Durante os três primeiros dias (5, 6 e 7), o Procon Municipal estará fechado em tempo integral para a capacitação. No dia 08, a unidade reabrirá para atendimento ao público, já utilizando o sistema. As funcionárias do Procon-MT estarão na cidade até o dia 09, acompanhando os servidores no atendimento.

Com esse instrumento, baseado na captação de informações de atendimento, na organização em banco de dados e na sua disponibilização por meio de consulta e da geração de relatórios, os Procons dos municípios de Mato Grosso passam a contar com maior capacidade de avaliação de suas demandas, para direcionar os recursos e adotar ações mais efetivas e eficazes na proteção dos direitos, explica a superintendente, Gisela Viana.

Por meio do Sindec, a população pode ter acesso às reclamações registradas nos Procons e até mesmo à lista das empresas mais contestadas pela qualidade dos serviços ou produtos. “Hoje, existem 41 Procons no estado. Destes, 21 já utilizam o Sindec”, informa a administradora Carmem Helena, salientando que o sistema tornará o atendimento mais ágil e mais moderno. “Com ele, teremos mais recursos no momento de registrar as reclamações, possibilitando melhorias na análise e andamento do processo”, afirmou.

Após 60 dias, a equipe retorna para desenvolver a segunda etapa, que consiste em fazer uma reciclagem do aprendizado e avançar para novas etapas do Sistema. Para o coordenador do Procon de Colíder, Tiago Rosa, trabalhar com o Sindec é muito importante, pois o sistema permitirá ao órgão melhorar o atendimento e facilitará o armazenamento de informações e reclamações.

Para mais informações, procure o Procon-MT pelos telefones 151 ou 3613-8500. E para formalizar reclamações, o órgão atende em sua sede estadual na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, nº 917, Edifício Eldorado Executive Center – Bairro Araés, das 13h às 19 horas e no Posto de Atendimento do Ganha Tempo, de segunda a sexta-feira das 07h30 às 18h30 e aos sábados das 07h30 às 12 horas.