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Procon Estadual alerta servidores sobre perigos do crédito fácil

Solange Wollenhaupt

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Representantes do Procon Estadual estiveram no Ministério Público do Estado (MPE) e na Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Setas) ministrando palestras sobre “Educação Financeira” para os servidores. A atividade, que integra o projeto "Educação para o consumo" desenvolvido pelo Procon-MT, tem o objetivo de levar conhecimento aos consumidores e prepará-los para tomar decisões conscientes no seu dia a dia, nas contratações de serviços ou na aquisição de bens.

Durante os eventos foram abordados assuntos como vulgarização do crédito, benefícios e problemas relacionados ao crédito fácil, superendividamento, planejamento financeiro, práticas abusivas no mercado de consumo, entre outros. A superintendente do Procon Estadual e palestrante, Gisela Simona Viana, salientou que a educação financeira é essencial, pois a facilidade de acesso ao crédito fez com que ele perdesse sua conotação negativa e fosse incluído como parte do orçamento familiar.

“O crédito tem seu lado bom, pois permitiu o acesso a bens e serviços a uma parcela da população que antes não tinha como conseguir esses benefícios. Mas também tem seu lado ruim, pois se transformou em uma armadilha para quem não sabe administrar seus gastos”, alertou a superintendente, lembrando que os servidores públicos têm uma gama muito grande de linhas de crédito e empréstimos disponíveis, com condições facilitadas e, por isso, precisam redobrar a atenção para não comprometer o orçamento.

Conforme Gisela, o crédito tem, principalmente, dois vilões: o limite do cheque especial e o cartão de crédito. Eles só devem ser usados em emergências e não de forma rotineira, como se fossem parte da renda. “O consumidor deve procurar bancos que ofereçam menores taxas e que disponibilizem dias sem juros para usar o limite no cheque especial. Com relação ao cartão de crédito, a dica é pagar sempre o total da fatura e pensar bem antes de comprar”, previne a superintendente.

As palestras integraram a programação especial em homenagem ao Dia do Servidor Público, desenvolvida pelo Ministério Público e a "Semana do Servidor" promovida pela Setas.

Atendimento no Procon

O Procon-MT atende em sua sede estadual na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (do CPA), nº 917, Edifício Eldorado Executive Center – Bairro Araés, de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h. Para registro de reclamações, audiências, consulta de processos e protocolo de documentos, o consumidor pode procurar a sede do Procon-MT, de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 17h30.

No Posto no Ganha Tempo, o atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 18h30, e aos sábados, das 07h30 às 12h. No Posto na Assembleia Legislativa, o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 151 ou 3613-8500.