Pular para o conteúdo
Voltar

PROCON Estadual apreende mais de dois mil quilos de produtos vencidos em mercados situados em Cuiabá

Dominique Biancardini / Rafael Machado

A | A

O PROCON-MT iniciou uma operação de fiscalização repressiva em mercados situados em bairros da cidade de Cuiabá, na qual já foram fiscalizados mais de 200 estabelecimentos nas diferentes regiões da capital.

A ação teve início no dia 10 de janeiro de 2012 na qual já foram apreendidos mais de 2.170 KG de produtos com prazo de validade vencido e de péssima condição sanitária, em 140 estabelecimentos da capital. Os últimos mercados fiscalizados são da região do CPA.

O objetivo desta ação é garantir aos consumidores cuiabanos produtos com qualidade, assegurar o direito de informação nas relações de consumo e coibir práticas abusivas. A equipe de fiscalização percorreu os estabelecimentos que já haviam sido orientados preventivamente em ações realizadas pelo órgão no ano passado.

O Gerente de Fiscalização, em exercício, Dr. Rogério Chapadense, participa da ação e destaca: “Em um determinado mercado da região do CPA, os fiscais ficaram cerca de dez horas, realizando a apreensão de produtos”. O que mais chamou atenção foi a quantidade de produtos vencidos e das péssimas condições sanitárias nas prateleiras dos mercados nos bairros da Capital.

Os estabelecimentos estão sendo autuados e, por se tratar em alguns casos de situações que configuram crime contra as relações de consumo, os fatos serão comunicados a delegacia especializada e ao Ministério Público.

Os problemas de ordem sanitária serão comunicados a Vigilância Sanitária de Cuiabá para as providências cabíveis.

AÇÕES NO INTERIOR DO ESTADO – Em 2011, a fiscalização do PROCON-MT realizou operações em supermercados e mercearias localizadas em vários municípios do interior do Estado, tendo retirado do mercado de consumo mais de uma tonelada e meia de produtos impróprios para consumo. Estas ações serão estendidas durante todo o ano de 2012.

Para mais informações o Procon-MT atende de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, em sua sede Estadual (Av. Historiador Rubens de Mendonça, nº 917, Edifício Eldorado Executive Center, Bairro Araés), ou de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados, das 7h30 às 12 h, no posto de atendimento do órgão no Ganha Tempo (Praça Ipiranga, Centro). Para mais informações ligue 3613-8500 e 151.