Pular para o conteúdo
Voltar

Procon Estadual da Tenda da Cidadania na Caravana dos Direitos Humanos

Dominique Biancardini

A | A

O Procon Estadual, órgão do Governo do Estado, vinculado a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), participa da Caravana dos Direitos Humanos, evento organizado pela Secretaria Adjunta de Direitos Humanos e que ocorrerá nos dias 18 e 19 de julho em Cuiabá, com a presença da ministra chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário, do Governador do Estado de Mato Grosso, Silval Barbosa e do Secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos, Paulo Lessa.

Abertura do evento acontecerá às 10 horas, no auditório Clóves Vetoratto, no Palácio Paiaguás. Na ocasião, haverá o lançamento do Plano Viver sem Limites e também do 1º Prêmio Coetrae de Jornalismo. Em seguida, às 11h30, será inaugurada a sede do Centro de Referência em Direitos Humanos de Mato Grosso, à rua Pedro Celestino, 291, no centro da Capital.

No período da tarde, o PROCON-MT estará participando da Tenda da Cidadania, na Praça Alencastro, das 14h ás 20h, com orientações ao consumidor, distribuição de materiais didáticos e educativos, atividades lúdicas e a divulgação do “Mutirão de Combate ao Superendividamento”, que acontecerá nos dias 23 à 27 de julho, na Sede do Procon Estadual.

O Mutirão acontece em razão do aumento do número de pessoas endividadas no Estado de Mato Grosso, fazendo o PROCON um alerta de que o crédito embora seja excelente quanto temos e sabemos utilizá-lo pode se transformar em um mecanismo de exclusão social, quando adquirido de forma excessiva e irrefletida. Acaba por resultar numa espécie de “morte civil”, já que, não tendo condições de quitar suas dívidas, o consumidor é excluído do mercado de consumo.

Excluído do mercado do consumo, o cidadão consumidor sente sua dignidade fragilizada, já que fica impossibilitado muitas vezes de arcar com despesas básicas do seu dia a dia, para garantir o mínimo existencial tal como água, energia elétrica, alimentação, saúde, dentre outros.

Para maiores informações sobre o evento “Caravana dos Direitos Humanos”, entrar em contato pelo telefone (65) 3613-5583 / 5582.