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Procon Estadual divulga Ranking de Reclamações de 2014

Nickolly Vilela

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Foram registrados em 2014 21.358 procedimentos administrativos no Procon Estadual. Os dados constam no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) e na nova ferramenta de atendimento online, Consumidor.gov.br. O setor de Serviços Essenciais ocupa o primeiro lugar em reclamações.

No que se refere ao atendimento presencial no Procon, este setor também ocupa a liderança com 7.841 atendimentos no órgão de Defesa do Consumidor, sendo 3.539 atendimentos para serviços de Água e Esgoto, 1.691 para Energia Elétrica, 1.306 para Telefonia Fixa, 1.192 para Telefonia Celular e 65 reclamações para Transporte (Rodoviário, Passageiros, Cargas, Aéreo, Marítimo).

O setor de Produtos ficou em segundo lugar com 4.521 reclamações, registrando 748 procedimentos para a categoria Telefone, 492 para Eletroeletrônico Importado, 287 para Móveis para Quarto, 287 para Geladeira e Freezer e 252 reclamações para Micro Computador/Produtos de Informática.

Em terceiro lugar ficou o setor Assuntos Financeiros, com 3.928 reclamações, sendo registrados 1.831 procedimentos administrativos para Banco Comercial, 632 para Cartão de Crédito, 338 para Cartão de Loja, 322 para Financeiras e 241 reclamações para Outros Contratos.

Em quarto lugar ficou o setor de Serviços Privados que registrou 3.103 reclamações, sendo 741 para TV por Assinatura, 377 para Estabelecimento Comercial (supermercado, loja, padaria, locadora, frutaria etc.), 339 para Escola (Pré, 1º, 2º Graus e Superior), 328 para Informática e 243 registros para Hospedagem.

O setor de Alimentos registrou 370 reclamações no Procon-MT, ocupando assim o quinto lugar do ranking. Foram 138 atendimentos na categoria Bares, Docerias, Choperias, Casas Noturnas e Afins, 122 em Restaurante/Fast Food (refeições/ sanduíches servidos no local), 17 para Bolacha, Biscoito, Petisco, 16 para Bebidas Alcoólicas e 12 registros para Café.

O sexto lugar é ocupado pelo setor de Habitação com 308 reclamações, sendo contabilizados 194 procedimentos para a categoria Incorporação, 75 para Condomínio, 27 para Loteamento, 9 para Locação e 2 para Seguros.

Em sétimo e último lugar ficou a área de Saúde com 243 registros durante o ano de 2014, sendo 113 para Plano de Saúde Regulamentado, 29 para Hospital / Pronto Socorro / Ambulatório / Clínica Médica, 23 para Convênio de Assistência Médica / Odontológica, 18 para Plano Odontológico e 5 registros para Óticas.

O atendimento online, ou seja, as reclamações feitas pela internet no site www.consumidor.gov.br por consumidores do Estado de Mato Grosso totalizaram 1.044 demandas no período de 04 de julho de 2014 (data do início da ferramenta) até o dia 31 de dezembro do mesmo ano, liderando com 50,56% das demandas a área de Telecomunicações. Em 2° lugar está Serviços Financeiros, com 20,94% e, em 3° lugar produto de telefonia e informática, com 13,03%.

O Procon Estadual é um órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh). Para mais Informações, procure o Procon-MT pelos telefones 151 ou 3613-8500. E para formalizar reclamações, o órgão atende em sua sede estadual na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, nº 917, Edifício Eldorado Executive Center – Bairro Araés, das 08h às 18 horas e no Posto de Atendimento do Ganha Tempo, de segunda a sexta-feira das 07h30 às 18h30 e aos sábados das 07h30 às 12 horas.