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Procon Estadual divulga ranking de reclamações do mês

Solange Wolhenhaupt

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Segundo banco de dados do Procon Estadual, constante no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), no mês de novembro de 2014 foram registrados 1.724 procedimentos administrativos, tendo o setor de 'Serviços Essenciais' ocupado o primeiro lugar em reclamações.

O setor de 'Serviços Essenciais' foi responsável por 791 atendimentos no órgão de defesa do consumidor, mantendo-se na primeira posição do ranking, registrando 362 atendimentos para serviços de 'Água e Esgoto', 202 para “Energia Elétrica' e 134 reclamações para 'Telefonia Celular'.

O setor 'Assuntos Financeiros', com 339 reclamações, ficou em segundo lugar, registrando 103 procedimentos para a categoria 'Banco Comercial', 84 para 'Cartão de Crédito' e 37 para as categorias 'Financeira' e 'Cartão de Loja', que ficaram empatadas.

Em terceiro lugar ficou o setor 'Produtos', com 307 reclamações, sendo registradas 54 reclamações para a categoria 'Eletroeletrônico Importado', 35 reclamações para 'Telefone' e 25 para 'Geladeira e Freezer'.

Em quarto lugar ficou o setor 'Serviços Privados', que registrou 246 reclamações, sendo 83 para 'TV por Assinatura', 26 para as categorias 'Informática' e 'Estabelecimento Comercial', que ficaram empatadas, e 20 reclamações para a categoria 'Escola (Pré, 1º, 2º Graus e Superior)'.

O setor 'Habitação' registrou 20 reclamações no Procon-MT, ocupando assim o quinto lugar do ranking. Já em penúltimo e último lugar, respectivamente, permanecem os setores 'Saúde' e 'Alimentos'. Juntos, os dois setores tiveram 21 reclamações no mês de novembro de 2014.

O Procon Estadual é um órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh). Para mais informações, procure o Procon-MT pelos telefones 151 ou 3613-8500. E para formalizar reclamações, o órgão atende em sua sede estadual na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, nº 917, Edifício Eldorado Executive Center – Bairro Araés, das 13h às 19 horas e no Posto de Atendimento do Ganha Tempo, de segunda a sexta-feira das 07h30 às 18h30 e aos sábados das 07h30 às 12 horas.