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Procon Estadual divulga ranking semestral de atendimentos

Assessoria

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De 01 de janeiro a 30 de junho deste ano, foram registrados 17.872 atendimentos no Procon Estadual. Os dados constam no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) e na nova ferramenta de atendimento online www.consumidor.gov.br .

Do total de 13.442 procedimentos administrativos registrados no Sindec neste primeiro semestre, a área de “Serviços Essenciais” foi a mais reclamada, ocupando o primeiro lugar do ranking, com 7.191 reclamações.

O setor “Assuntos Financeiros”, com 2.114 registros, ocupa o segundo lugar e, em terceiro lugar, com 1.988 atendimentos, está o setor de “Produtos”.

O setor “Serviços Privados”, ocupa o quarto lugar, com 1.685 registros. Em quinto lugar está a categoria “Habitação”, com 186 procedimentos registrados.

O sexto lugar, com 184 registros, é ocupado pelo setor “Saúde”. Em último lugar, com 94 registros, está o setor “Alimentos”.

Confira abaixo os três assuntos mais reclamados por área no Procon Estadual de 01 de janeiro a 30 de junho de 2016:

Áreas:

1º) Serviços Essenciais: 7.191

1) Energia Elétrica: 3.546

2) Água e Esgoto: 2.105

3) Telefonia Celular: 1.046

2º) Assuntos Financeiros: 2.114

1) Banco Comercial: 610

2) Cartão de Crédito: 497

3) Financeira: 282

3º) Produtos: 1.988

1) Telefone (convencional, celular, interfone, etc): 413

2) Internet: 130

3) Aquecedor/Ventilador/Ar Condicionado/Circulador de Ar: 93

4º) Serviços Privados: 1.685

1) TV por Assinatura: 635

2) Escola (Pré, 1º, 2º Graus e Superior): 255

3) Informática: 119

5º) Habitação: 186

1) Incorporação (construtoras e incorporadoras): 109

2) Loteamento: 41

3) Condomínio: 28

6º) Saúde: 184

1) Plano de Saúde Regulamentado: 76

2) Convênio de Assistência Médica/Odontológica: 52

3) Plano Odontológico: 08

7º) Alimentos: 94

1) Supermercado: 23

2) Restaurante/Fast Food: 11

3) Refrigerantes: 07

Integram o banco de dados do Procon-MT os registros efetuados na sede do órgão e nos postos de atendimento do Ganha Tempo da Praça Ipiranga, Ganha Tempo do Várzea Grande Shopping e da Assembleia Legislativa.

Atendimento online

Por meio da plataforma www.consumidor.gov.br foram registradas 4.430 reclamações em Mato Grosso. A área “Telecomunicações” lidera o ranking com 2.037 registros.

Em segundo lugar estão os “Serviços Financeiros”, com 1.362 demandas; em terceiro lugar “Produtos de Telefonia e Informática”, com 526 reclamações; e na quarta posição o setor “Produtos Eletrodomésticos e Eletrônicos”, com 174 atendimentos.

O quinto lugar do ranking é ocupado pela categoria “Demais Produtos”, que recebeu 143 reclamações, seguido de “Demais Serviços”, que apresentou 68 registros e ocupa o sexto lugar.

Na sétima posição está a área “Transportes”, com 67 reclamações. A plataforma também registrou 17 reclamações para a área “Turismo/Viagens”, que ocupa o oitavo lugar do ranking do consumidor.gov.br.

Também foram registradas 12 reclamações para a área “Saúde”, 11 reclamações para “Água, Energia e Gás”, sete reclamações para “Alimentos” e seis reclamações para “Educação”.

A área “Habitação” não teve nenhuma reclamação registrada através da plataforma online.

Áreas:

1º) Telecomunicações: 2.037

2º) Serviços Financeiros: 1.362

3º) Produtos de Telefonia e Informática: 526

4º) Produtos Eletrodomésticos e Eletrônicos: 174

5º) Demais produtos: 143

6º) Demais serviços: 68

7º) Transportes: 67

8º) Turismo/Viagens: 17

9º) Saúde: 12

10º) Água, energia e gás: 11

11º) Alimentos: 07

12º) Educação: 06

13º) Habitação: zero

Serviço

O Procon-MT é um órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) e atende em sua sede estadual na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (do CPA), nº 917, Edifício Eldorado Executive Center – Bairro Araés, de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h.

Para registro de reclamações, audiências, consulta de processos e protocolo de documentos, o consumidor pode procurar a sede do Procon-MT, de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 17h30.

No posto do Ganha Tempo, o atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 18h30, e aos sábados, das 07h30 às 12h. Nos postos da Assembleia Legislativa e do Várzea Grande Shopping, o atendimento é de segunda a sexta-feira (das 07h às 18h na AL e das 09h às 19h no Shopping em Várzea Grande).

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 151 ou (65) 3613-8500.