PROCON Estadual fiscaliza cumprimento dos direitos dos consumidores nas academias de ginástica

Com a chegada do verão, as academias de ginástica começam a ficar lotada de pessoas em busca de um porte físico melhor. Ao escolher uma academia de ginástica para se exercitar, o consumidor deve estar atento aos seus direitos. As academias podem oferecer diferentes planos de serviços e formas de pagamento.

Primeiramente, o consumidor deve planejar qual é a sua disponibilidade e necessidade. Assim, com o horário das aulas em mãos, fica mais fácil identificar as atividades que melhor atendem suas expectativas e preferências. Algumas academias também têm horários promocionais, por isso é importante verificar se tudo que o estabelecimento oferece será, de fato, aproveitado.

A qualificação dos profissionais que trabalham na academia deve ser levada em consideração. Verifique a formação dos instrutores e converse com eles para saber se a atividade escolhida é a ideal para a sua estrutura corpórea.

O ideal é que a academia ofereça o serviço de avaliação física para o aluno poder malhar com segurança. Um exercício físico forçado ou não adequado pode prejudicar a saúde.

Defina o valor que está disposto a pagar pelas mensalidades, não se esqueça de somar as os valores cobrados a parte, como matrícula, crachá, avaliação física e exame médico, por exemplo. Muitas academias trabalham com planos – trimestrais, semestrais ou anuais. No local que se efetua o pagamento com cheques pré-datados, verifique as condições de desistência e devolução de valores ou cheques não descontados. Negocie preço e pesquise a melhor forma de pagamento para seu orçamento.

Antes de assinar o contrato, leia atentamente para confirmar se tudo que foi combinado verbalmente está escrito de forma clara e ostensiva.

Nas compras coletivas, no qual está sendo muito comum a venda desses pacotes a atenção deve ser redobrada, motivo pelo qual se recomenda que todo material publicitário que contém preços e promoções, bem como os comprovantes de pagamento deverão ser salvos ou impressos para eventualidade de qualquer problema futuro.

Fique atento ainda com a higiene do espaço físico e com a ventilação do local para que possa praticar seus exercícios em perfeita harmonia.

FISCALIZAÇÃO NAS ACADEMIAS:

Iniciou nesta segunda-feira (13.02), um programa de fiscalização integrada que visitará todas as academias de ginástica do Estado. As academias foram vistoriadas pelo PROCON Estadual, Conselho Regional de Educação Física de Mato Grosso (CREF11), Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Assuntos Fundiários (Smaff).

Nesses três primeiros dias de fiscalização três academias foram vistoriadas. Em duas delas foram encontradas diversas irregularidades, como a falta de alvará de funcionamento e regularidades na higiene do espaço físico.

Em Cuiabá existem mais de 200 academias de ginástica cuja atuação é regulamentada pelo Conselho Regional de Educação Física.

Durante a fiscalização cabe ao PROCON Estadual averiguar os planos de serviços, formas de pagamento e garantia de respeito aos direitos do consumidor.

O Conselho Regional de Educação Física-MT, ficou com a responsabilidade de verificar se as academias possuem registro de funcionamento e quadro técnico com profissionais habilitados a exercer as funções, visto que é necessário a regularizarem sua situação junto ao CREF11 - Seccional MT.

Corpo de Bombeiros, por sua vez, fiscalizam se as instalações das academias possuem saídas de incêndio e outras medidas de segurança. As condições de higiene dos locais estão sendo avaliadas pela Vigilância Sanitária.

Para mais informações ligue 3613-8500 ou 151. Para registrar reclamações, o Procon-MT atende de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, em sua sede Estadual (Av. Historiador Rubens de Mendonça, nº 917, Edifício Eldorado Executive Center, bairro Araés), ou de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados, das 7h30 ao meio dia, no posto de atendimento do órgão no Ganha Tempo (Praça Ipiranga, Centro).