Procon Estadual instaura mais de sete mil processos no primeiro semestre de 2012

A Superintendência de Defesa do Consumidor (Procon Estadual) registrou 7.171 processos administrativos no primeiro semestre do ano.

As principais demandas recebidas pelo órgão foram relacionadas a Serviços Essenciais (2.235 reclamações), sendo energia elétrica (766), à prestação de serviço de telefonia celular (535) água e esgoto (463) e telefonia fixa (417) reclamações. Os principais problemas relatados pelos consumidores foram referentes às cobranças indevidas ou abusivas.

“Os serviços regulados ainda lideram o ranking de reclamações, motivo pelo qual o PROCON Estadual está buscando uma aproximação com as agências reguladoras, a fim de que medidas conjuntas possam ser tomadas para melhoria da qualidade dos serviços prestados aos cidadãos consumidores”, registra a Superintendente de Defesa do Consumidor, Gisela Simona Viana de Souza.

A segunda área mais reclamada no Procon neste primeiro semestre foi a de Produtos com 1.713 registros. A maioria foi relacionada à aparelho de telefone celular (339), microcomputador com (150) reclamações e móveis para quarto com (142) reclamações, principalmente, por produtos entregue com danos/defeitos e não cobertura dos direitos assegurados durante o período de garantia do produto.

Os Assuntos financeiros ficaram em terceiro lugar no ranking de reclamações no primeiro semestre com 1.563 reclamações. Banco Comercial (686), Cartão de Crédito (301) e cartões de loja (147) foram os mais reclamados, principalmente, por cobranças indevidas, referente a tarifas e serviços desconhecidos pelo consumidor, além de juros considerados abusivos.

O assunto mais reclamado em Serviços Privados (1318), quarto lugar do ranking, foi de TV por Assinatura com (266), informática (provedores de acesso à internet) com (212) reclamações. Os consumidores reclamaram principalmente de cobranças indevidas ou abusivas, devido ao não cumprimento das ofertas anunciadas. Ainda nessa área , destaque para o setor de eventos com 147 reclamações.

A área de Alimentos recebeu 183 reclamações. O setor de Saúde ficou em sexto lugar no ranking com 106 reclamações, maioria relacionada aos planos de saúde regulamentados, planos odontológicos e convênio de assistência médica e odontológica e no sétimo lugar ficou setor de habitação com 53 reclamações.

Para mais informações sobre o assunto, o Procon Estadual atende ao público das 13h às 19h, de segunda a sexta-feira, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA) nº 917, no bairro Araés. O órgão também tem um posto de atendimento no Ganha Tempo, localizado na praça Ipiranga, Centro. Os telefones para esclarecimentos de dúvidas são 151 e 3613 8500.