Pular para o conteúdo
Voltar

PROCON Estadual orienta como reduzir consumo de energia elétrica

Dominique Biancardini

A | A

Com a média de calor por volta dos 40o dos últimos dias é comum o consumo acima do normal de alguns aparelhos que podem acarretar no aumento dos valores das contas de luz.

Assim, o PROCON fornece algumas dicas importantes para economizar energia elétrica, são elas: .

Equipamentos Elétricos.

Não deixe aparelhos ligados na tomada desnecessariamente. Mesmo fora de uso, eles consomem energia; .

Utilize o ferro de passar roupa e a máquina de lavar uma única vez, deixando acumular uma quantidade razoável de roupa. .

Evite utilizar o ferro elétrico quando vários aparelhos estiverem ligados para que a rede elétrica não fique sobrecarregada; .

Ligue a máquina de lavar roupa/louça com a capacidade máxima indicada pelo fabricante. Limpe com freqüência o filtro das lavadoras. Utilize a quantidade correta de sabão ou detergente para não ter que enxaguar novamente. .

Na hora de comprar um aparelho novo, confira se ele possui o selo PROCEL de consumo reduzido. .

Evite o uso do chuveiro elétrico no horário de pico (18h às 22h). Evite banhos demorados. Nos dias quentes, deixe a chave na posição”verão”. Feche a torneira ao se ensaboar. Limpe periodicamente os orifícios de saída de água. Use somente resistências originais e evite adaptações. .

Não deixe a TV ligada quando você não estiver assistindo. Evite dormir com ela ligada; .

Desligar o ar condicionado meia hora antes do fim do expediente, durante o almoço e antes de sair de casa também economiza– o ambiente ainda permanecerá climatizado! .

Onde houver aparelhos de ar condicionado em uso, deixe a porta fechada. Não deixe o aparelho em lugares quentes, próximos de equipamentos elétricos ou na incidência do sol. Isso faz ele trabalhar mais, desnecessariamente. .

Troque lâmpadas incandescentes por fluorescentes, elas gastam 60% menos energia. Utilizar lâmpadas fluorescentes em ambientes que necessitam de maior iluminação ( duas lâmpadas fluorescentes de 20 watts iluminam mais que uma incandescente de 100 watts); .

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos Superintendência de Defesa do Consumidor

Geladeira e freezer

Ao colocá-los próximos ao fogão, eles utilizam mais energia para compensar ganho de temperatura. Caso seja necessário, mude-os de lugar. Mantenha-os afastados pelo menos 15cm das paredes para evitar o superaquecimento. Nunca coloque roupas e tênis para secar atrás dos mesmos. .

Antes de cozinhar, retire da geladeira todos os ingredientes. Assim pode-se evitar o abre-fecha que consome bastante energia sem que você perceba. .

Fazer o degelo periodicamente; .

Evite colocar alimentos ainda quentes. Se não for possível esfriar por completo, é melhor colocá-los na parte inferior da geladeira; .

Não deixar a porta aberta por muito tempo; .

Verificar a vedação da porta. Um teste simples consiste em colocar uma folha de papel entre a porta e a geladeira. Se ao fechar a porta, a folha de papel puder ser retirada com facilidade, as borrachas de vedação não estão mais em bom estado. .

Para mais informações, procure o Procon-MT pelos telefones 151 ou 3613-8500. E para formalizar reclamações, o órgão atende em sua Sede Estadual na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, nº 917, Edifício Eldorado Executive Center – Bairro Araés, das 13h às 19horas e no Posto de Atendimento do Ganha Tempo, de segunda a sexta-feira das 07h30min às 18h30min e aos sábados das 07h30min às 12 horas. .